Energia

Mercado livre de energia tem 13 novos operadores certificados pela Universidade de São Paulo e Abraceel

A nova carreira é uma das mais promissoras do setor.

Redação TN
19/11/2012 13:26
Visualizações: 883

A Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Engenharia (FDTE) da Universidade de São Paulo (USP) acaba de certificar 13 operadores do mercado livre de energia. Agora, o contingente de profissionais certificados é formado por 42 pessoas, das áreas de engenharia, administração e economia em sua maioria. A nova carreira é uma das mais promissoras do setor elétrico brasileiro, com uma faixa salarial inicial de R$ 5.000,00 e bonificações equiparáveis aos empregados que trabalham no mercado financeiro.



Existem hoje 500 empresas que atuam fundamentalmente no comércio de eletricidade, propiciando que consumidores possam escolher a sua supridora independentemente do local de instalação do cliente.  Esse segmento movimenta R$ 30 bilhões por ano e já representa 28% da energia comercializada no País.



Para reconhecer o esforço, a habilitação e diferenciar os profissionais aptos a atuar no mercado elétrico, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) lançou em agosto o edital para a realização da segunda prova de certificação de operadores para o mercado livre de energia no Brasil. Em parceria com a FDTE, órgão vinculado à Universidade de São Paulo (USP), a meta é garantir a qualidade dos profissionais à disposição no setor, por meio da concessão aos aprovados do COE – Certificado de Operador do Mercado de Energia Elétrica.



“Nosso compromisso é apoiar a expansão do mercado com qualidade e diferenciar os profissionais que possuem o COE, valorizando-os no mercado de trabalho”, explica Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel. “Acreditamos que essa iniciativa contribui para aumentar a credibilidade do mercado livre de energia no Brasil”, conclui.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Agrega + Indústria reúne entidades, empresas e governo p...
29/07/26
SOG 2026
ABPIP leva ao Sergipe Oil & Gas debate sobre o fortaleci...
28/07/26
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.