Cabotagem

Ministério da Infraestrutura lança hotsite para promover o BR do Mar

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/09/2020 15:55
Ministério da Infraestrutura lança hotsite para promover o BR do Mar Imagem: Divulgação Visualizações: 1178

O Ministério da Infraestrutura (Minfra) lançou, no dia 9 de setembro, o hotsite BR do Mar para esclarecer dúvidas sobre o programa de incentivo à cabotagem. O hotsite reúne informações sobre os principais eixos do programa e os benefícios para o País, que vão desde o barateamento dos custos de transporte de cargas entre portos brasileiros ao desenvolvimento da indústria naval.

O site ainda conta com vídeos informativos sobre o programa e sua assinatura, a íntegra do Projeto de Lei (PL) 4199/2020, informativos, entrevistas sobre o tema e uma nota técnica com todo o aparato legal, cenário internacional e a história da cabotagem no Brasil.

Para a formulação do BR do Mar, o Governo Federal promoveu um amplo debate envolvendo diversos órgãos de governo, usuários e representantes do setor. O hotsite universaliza o conhecimento sobre o programa e permite que usuários, armadores, representantes da construção naval, sindicatos de marítimos, autoridades governamentais, bem como todos que tiverem interesse no tema, continuem acompanhando o passo a passo da criação do programa.

O PL 4199/2020, que cria o programa de incentivo à cabotagem, tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados. A ideia é aumentar a oferta e qualidade deste tipo de transporte no País, que consiste na navegação entre portos da mesma costa de um país.

Revista TN PetróleoO projeto tem quatro eixos fundamentais para incentivar a cabotagem: frota, indústria naval, custos e portos. Em relação às frotas, o programa estimula as empresas já existentes e dá mais autonomia a elas, além de desburocratizar o registro e o tráfego de embarcações. Para a indústria naval, o governo pretende estimular a docagem de embarcações internacionais no Brasil, o que aumentará o conhecimento em manutenção e a comercialização de peças e maquinário para navios, estimulando a escalonagem da indústria brasileira. As ações sobre os custos incidirão sobre os trâmites burocráticos da cabotagem, sendo que taxas e regulamentações devem ser diminuídas e aceleradas. Em relação aos portos está prevista a agilização da entrada em operação de terminais dedicados à cabotagem.

O fomento ao uso da cabotagem é uma prioridade apontada na Agenda Estratégica de Logística da Indústria Química, que contém pleitos fundamentados para estimular a adoção deste modal de transporte, com importantes apontamentos logísticos atuais e futuros, como nos utilizados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculada ao Minfra, na elaboração do Plano Nacional de Logística. A Abiquim promoveu visitas técnicas das empresas do setor aos principais portos do País de interesse químico, para debater com as autoridades portuárias ações que estimulariam a adoção deste modal e também defendeu em audiências públicas junto ao Congresso Nacional e órgãos do governo a necessidade de estimular o transporte por cabotagem.

O texto dos PL 4199/2020 e do PL 3129/2020 da senadora Kátia Abreu (PP/TO), também são objetos de estudo para composição de Nota Técnica Abiquim, que será analisada em parceria com a Leggio Consultoria, para avaliação dos pontos positivos e de atenção específicos às operações da indústria química. Segundo o assessor técnico da Abiquim, Rodrigo Falato, os PLs devem estimular os modais de alta escala como a cabotagem, que aumentam a competitividade logística, reduzem os riscos de acidentes, propiciam de ganhos ambientais exponenciais com a redução de emissões de CO2 e principalmente contribuem para o equilíbrio na matriz de transporte nacional de químicos.

Clique aqui para acessar o hotsite BR do Mar.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Portos
Fundo da Marinha Mercante aprova projetos portuários com...
13/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Sustentabilidade
Camorim amplia ações de sustentabilidade com projeto par...
06/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
29/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
29/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Sustentabilidade
Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade p...
27/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
23/01/26
Turismo
Porto do Rio de Janeiro receberá sete navios de cruzeiro...
23/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.