Bioenergia

Ministra Tereza Cristina defende setor da bioenergia nos EUA e arranca um "I like you" de Trump

Redação/Assessoria UDOP
21/03/2019 09:28
Ministra Tereza Cristina defende setor da bioenergia nos EUA e arranca um "I like you" de Trump  Imagem: Divulgação Visualizações: 2026

A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina defendeu os interesses do setor sucroenergético durante a visita oficial da comitiva do Presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos no começo desta semana. A Ministra, grande conhecedora dos desafios do setor, teve um papel de destaque na visita à Casa Branca, quando a comitiva se encontrou com o Presidente Donald Trump, arrancando, inclusive, por duas vezes um "I like you" (gosto de você) do presidente norte-americado.

No encontro na Casa Branca, Tereza Cristina foi incisiva ao dizer que se os americanos quiserem vender etanol no Brasil, devem, em troca, abrir o mercado deles para o açúcar brasileiro, um dos principais pleitos do setor na atualidade.

Em entrevista na noite de ontem (20) para o Jornal das 10 da Rede Globo, Tereza Cristina discutiu os aspectos positivos da visita da comitiva aos EUA, destacando, inclusive, ser favorável ao Acordo de Paris. "Eu sou defensora (do Acordo de Paris) porque o Brasil é um dos países que consegue cumprir, nós temos um programa de descarbonização, o RenovaBio, do setor sucroalcooleiro interessantíssimo", destacou a Ministra em entrevista ao comentarista da Globo, Guga Chacra.

Conhecimento de causa

A hoje Ministra da Agricultura é uma grande conhecedora do setor da bioenergia. Na última década, ainda enquanto secretária de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina esteve por duas vezes visitando, em caráter oficial, a Feicana/FeiBio - Feira de Negócios do Setor de Energia, onde pode se aprofundar sobre os principais temas que norteiam o segmento.

Além disso, Tereza Cristina exerceu a presidência da Bancada Ruralista enquanto Deputada Federal, tendo sido indicada para Ministra da Agricultura com o apoio de mais de 20 integrantes da Frente Parlamentar Agropecuária. Tereza Cristina foi a primeira mulher a integrar a equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Naturgy, Agenersa e Governo do Estado assinam acordo sob...
02/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
02/10/26
Biometano
Corredor Verde com 100 caminhões a biometano e pontos de...
02/10/26
Gasodutos
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
02/10/26
Margem Equatorial
ANP aprova delimitação de 11 novos setores exploratórios...
02/10/26
Agronegócio
Agro diversifica matriz energética e busca alternativas ...
02/10/26
Firjan
Manifesto Firjan defende o voto consciente em 4 de outubro
02/10/26
PPSA
ExxonMobil e TotalEnergies vencem o 9º Leilão Spot de Pe...
02/10/26
Workshop
Petrobras, Shell, ArcelorMittal e IBRAM discutem desafio...
01/10/26
Resultado
Produção de petróleo e gás em agosto de 2026 alcançou 6,...
01/10/26
Normas
ANP recebe contribuições sobre revisão da norma para reg...
01/10/26
ROG.e 2026
Petrobras e Petronect levam nova solução para compras de...
30/09/26
Premiação
Mirante Tecnologia vence prêmio da Petrobras de melhor f...
30/09/26
ROG.e 2026
Empresa Piracicaba apresentou lançamentos em um dos prin...
30/09/26
Combustíveis
Diesel S-10 acumula alta de 15,1% em 12 meses, aponta Mo...
30/09/26
Segurança + IA
CTO da Oakmont é um dos representantes brasileiros no en...
29/09/26
Gás Natural
ANP realiza 2° Workshop para debater Gas Release
29/09/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: conheça as empresas e...
29/09/26
Etanol de milho
Produtores de etanol de cana investem em usinas híbridas...
29/09/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de julho foram ...
29/09/26
ROG.e 2026
Vencedor do RSE Award e destaque na ROG.e, o Programa de...
28/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25