Itajaí

Ministro do Trabalho exige que Portonave cumpra a lei

<P>O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esteve esta semana em Itajaí para visitar os projetos na área do trabalho e qualificação profissional. O ministro comemorou o resultado de 15 mil vagas de trabalho, criadas em Itajaí desde 2005 e retificou parcerias entre o Ministério do Trabalho e a Pre...

Tribuna Catarinense - SC
29/09/2008 00:00
Visualizações: 29 (0) (0) (0) (0)

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esteve esta semana em Itajaí para visitar os projetos na área do trabalho e qualificação profissional. O ministro comemorou o resultado de 15 mil vagas de trabalho, criadas em Itajaí desde 2005 e retificou parcerias entre o Ministério do Trabalho e a Prefeitura através da Feapi. Para Lupi, Itajaí é um dos principais portais exportadores do país e o Governo Federal deverá investir cada vez mais na qualificação profissional. Lupi veio acompanhado da secretária de Estado Dalva de Lucca Dias, da pasta de Desenvolvimento e Comércio.

Lupi também tomou conhecimento da batalha entre o terminal de Navegantes e os sindicatos dos trabalhadores portuários de Itajaí, que lutam para que a empresa Portonave contrate mão-de-obra local sindicalizada. O ministro entende que se o terminal se encontra numa área de porto organizado, deve sim seguir a lei e contratar mão-de-obra sindicalizada oficial. Vamos buscar primeiramente o diálogo com o terminal de Navegantes. Caso não tenha sucesso, vamos acionar a fiscalização do Ministério do Trabalho, para fazer com que a lei seja cumprida, adiantou.

Qualificação

O Plano Nacional de Qualificação dos Trabalhadores Navais investirá recursos em projetos do setor em Itajaí e região. O ministro Carlos Lupi disse que o município tem um dos principais portos exportadores do País e o governo federal deverá investir cada vez mais na qualificação profissional na área portuária.

Para o último trimestre do ano, a indústria naval de Itajaí e Navegantes pretende contratar cerca de 900 trabalhadores, segundo estimativa do Sindicato da Indústria da Construção Naval de Itajaí e Navegantes (Sinconavin). Porém, a falta de qualificação dos trabalhadores da região faz com que as empresas contratem profissionais de outras regiões do País.

Lupi explicou que os projetos serão colocados em prática a partir de janeiro de 2009. É preciso destinar recursos para qualificar os profissionais, parta eles poderem estar aptos a ocupar esses postos de trabalho, concluiu.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22