Gás natural

MME: Consulta Pública nº 20/2016 sobre Diretrizes Estratégicas para Desenho do Novo Mercado de GN no Brasil

Redação/Tauil & Chequer News
18/10/2016 13:00
Visualizações: 612

Foi publicada, no último dia 11/10, a Portaria do Ministério de Minas e Energia (“MME”) nº 490, que divulgou, para consulta pública, o documento “Diretrizes Estratégicas para o Desenho de Novo Mercado de Gás Natural no Brasil”, com o objetivo de aprimoramento dos fundamentos do novo mercado de gás natural, com diversidade de agentes, liquidez, competitividade, acesso à informação e boas práticas.

As novas diretrizes estão sendo discutidas no âmbito da iniciativa “Gás Para Crescer”, sob a coordenação do MME, em conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética (“EPE”) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (“ANP”).

Essa iniciativa decorre da atual política de desinvestimento por parte da Petrobras na cadeia de gás natural e energia elétrica, o que permitirá a entrada de novos investidores e a efetiva abertura do mercado de gás natural, como pretendida desde a Lei nº 11.909, de 4 de março de 2009 (“Lei do Gás”), regulamentada pelo Decreto nº 7.382, de 2 de dezembro de 2010 (“Decreto do Gás”).

Há dez frentes de trabalho a serem discutidas com os agentes dos setores público e privado: (i) comercialização de gás natural; (ii) tarifação por entradas e saídas; (iii) compartilhamento de infraestruturas essenciais; (iv) harmonização entre regulações Estaduais e Federais; (v) incentivo ao desenvolvimento da demanda por gás natural; (vi) harmonização entre o setor elétrico e o de gás natural; (vii) gestão independente integrada do sistema de transporte e instalações de estocagem; (viii) política de comercialização do gás natural da parcela da União nos contratos de partilha; (ix) desafios tributários; e (x) apoio às negociações para contratação de gás boliviano e/ou outras alternativas.

Dentre as diretrizes estratégicas propostas, destacamos (i) promoção da independência comercial e operacional dos transportadores; (ii) reforço da separação entre as atividades de carregamento e transporte; (iii) criação de mercado secundário de gás natural; (iv) regulamentação do acesso de terceiros aos dutos de escoamento, às UPGNs e aos terminais de regaseificação; (v) adoção das melhores práticas regulatórias na compatibilização entre a legislação federal e os marcos regulatórios estaduais; (vi) rediscussão sobre as penalidades do setor elétrico transferidas aos fornecedores de gás natural; (vii) operação das usinas térmicas a gás na base da matriz elétrica; e (viii) transição para o novo modelo com preservação da segurança jurídica e respeito aos contratos existentes.

As contribuições deverão ser enviadas pelos interessados até 7 de novembro de 2016.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Combustíveis
ICL defende urgência para o PLP 73 e cobra ANP forte na ...
13/07/26
Compliance
IBP debaterá compliance diante dos impactos geopolíticos...
13/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda pressionando os preços no...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
Biodiesel
ANP revisará regras para usos voluntários de biodiesel
10/07/26
ANP
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
10/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.