Iniciativa é fruto do Fórum de Energia EUA-Brasil, que busca fortalecer a relação entre os países nas indústrias de energia por meio de colaboração em questões técnicas, regulatórias e políticas de interesse mútuo.
Redação TN Petróleo/Assessoria MMEOMinistério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgam, nesta terça-feira (14/02), um mapa estratégico (roadmap) para promoção do mercado emergente e sustentável de veículos médios e pesados, como ônibus, caminhões e tratores, movidos a gás natural e biometano. O desenvolvimento desse mercado pode trazer diversos benefícios, como redução de emissões, possibilidade de diminuição do custo de frete e desenvolvimento do mercado de gás natural, com interiorização desse energético.
Em março de 2019, os governos do Brasil e dos Estados Unidos deram início a uma iniciativa de cooperação bilateral denominada Fórum de Energia EUA-Brasil (USBEF). Presidido pelo MME e pelo Departamento de Energia dos EUA (U.S. DOE), o USBEF busca fortalecer a relação entre os dois países nas indústrias de energia por meio de colaboração em questões técnicas, regulatórias e de política de interesse mútuo. A parceria prevê também a contribuição na redução das barreiras críticas ao comércio e investimento bilateral de energia.
Uma das iniciativas acordadas foi o desenvolvimento do roadmap, patrocinado pelo U.S. DOE e elaborado em parceria com um de seus laboratórios nacionais, o Argonne National Laboratory. Os documentos resultantes desse trabalho constituem importantes subsídios para o desenho e o aperfeiçoamento de políticas energéticas, como o Novo Mercado de Gás e outras, desenvolvidas em nível estadual, bem como para políticas de descarbonização no setor de transportes do Brasil, como o Combustível do Futuro.
Pelo lado brasileiro, a iniciativa contou com a organização da EPE e teve ampla participação do setor público, agentes da indústria de gás natural, operadores de frota, fabricantes de veículos, fornecedores de componentes e equipamentos de GNV (gás natural veicular), fornecedores de combustíveis e sociedade civil. O projeto teve início em 1º de novembro de 2020 e terminou em agosto de 2021, quando foi realizado o workshop de conclusão do trabalho.
Acesse aqui a parte 1 do mapa estratégico
Acesse aqui a parte 2 do mapa estratégico
Fale Conosco
21