Eólica Offshore

MME promove debate sobre produção de energia na costa brasileira

Objetivo é que a geração offshore no Brasil se desenvolva com segurança jurídica, em um ambiente de investimentos atrativos e seguro.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
13/05/2022 06:31
MME promove debate sobre produção de energia na costa brasileira Imagem: Divulgação Visualizações: 2131

O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE), realizou, nesta quarta-feira (11/05), o Workshop Desafios e Oportunidades - Geração Offshore no Brasil, relativo ao Decreto 10.946/2022, sobre geração de energia elétrica fora da costa (offshore).

O objetivo foi enriquecer o diálogo com os diversos agentes do setor, contribuindo para criação de um ambiente de oportunidades, com discussões relevantes para o desenvolvimento da geração de energia offshore no Brasil.

A secretária-executiva do MME, Marisete Pereira, destacou que o Ministério procura ampliar o entendimento com a sociedade sobre o decreto 10.946/22. “Essa iniciativa visa enriquecer o diálogo a respeito dos desafios regulatórios e impactos na cadeia produtiva, além das oportunidades de geração offshore no Brasil”, afirmou. “A energia offshore, como um todo, é uma grande aliada”, completou.

O workshop promoveu um franco debate de temas como licenciamento ambiental, gestão e cessão de área marinha e barreiras a serem superadas. Também foram discutidos impactos na cadeia de suprimentos, desafios regulatórios, oportunidades e sinergias. “Foi um ambiente de debates em que o contraditório teve a oportunidade de se expressar e também de ouvir opiniões, considerações e contribuições que serão construtivas”, afirma o secretário-adjunto da SPE, Marcello Cabral.

Durante o evento, foi anunciado que as portarias e normativos serão colocados em audiência pública para que as contribuições possam ser recepcionadas, a fim de manter um diálogo construtivo. O objetivo é construir um documento robusto que permita a geração offshore se desenvolver com segurança jurídica, em um ambiente de investimentos atrativos para que o setor elétrico continue atraindo investimento de forma segura. “Assim, no médio prazo, teremos o sucesso do desenvolvimento da expansão da geração offshore no Brasil, ou seja, uma fonte limpa, segura e com uma tecnologia disruptiva”, destaca Marcello Cabral.

O debate teve a participação do diretor da Agência Dinamarquesa de Energia (DEA), Ole Emmik Sørensen, que apresentou a experiência da Dinamarca na exploração da energia eólica offshore. Sørensen explicou que o país segue duas vertentes: a escolha das áreas partindo dos investidores ou com as áreas sendo predefinidas pelo Governo.

Participaram do workshop o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone, e outros agentes do setor.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
Petrobras
Caracterização geológica do Pré-Sal com projeto Libra Ro...
03/03/26
Resultado
Espírito Santo retoma patamar de produção e ABPIP aponta...
03/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Economia
Firjan defende fortalecimento da credibilidade fiscal pa...
03/03/26
Dia Internacional da Mulher
Cladtek lança programas para ampliar oportunidades para ...
03/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.