Offshore

MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita para geração de energia limpa em FPSOs

Sistema piloto de células a combustível de óxido sólido será instalado em uma embarcação brasileira e pode reduzir emissões em até 50%.

Redação TN Petróleo/Assessoria MODEC
28/08/2025 13:30
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita para geração de energia limpa em FPSOs Imagem: Divulgação MODEC Visualizações: 2270

A MODEC, líder global na construção, afretamento e operação de plataformas flutuantes para produção de óleo e gás, deu mais um passo rumo à descarbonização das suas operações. A empresa firmou contrato com a norueguesa Eld Energy para testar um sistema piloto de células a combustível de óxido sólido (SOFCs), que geram energia sem combustão.  Uma das embarcações da frota da MODEC no pré-sal brasileiro, será a primeira unidade offshore no mundo a receber a tecnologia.

As SOFCs são uma alternativa inovadora e de alta eficiência para geração de energia elétrica. Com um funcionamento similar a pilhas e baterias, elas convertem energia química em eletricidade, sem processo de combustão, por meio de uma reação eletroquímica entre um gás combustível, produzido pela própria unidade, e o oxigênio. Por operarem em altas temperaturas e sem queima de combustível, as células são mais eficientes e têm potencial para reduzir em até 50% a emissão de gases do efeito estufa (GEE), se comparadas aos sistemas de turbinas a gás tradicionais.

Para Leonardo Santoro, Gerente de Gestão Técnica da MODEC no Brasil, o país reúne todas as condições necessárias para receber o projeto piloto. "Indústria madura, ativos relevantes e um time técnico altamente capacitado são alguns dos fatores que contribuíram para o desenvolvimento desse projeto em um de nossos FPSOs. Como um dos principais polos da MODEC, o Brasil tem papel estratégico nesse avanço, alinhado à nossa visão global de inovação e descarbonização das operações", comenta.

Após o sucesso do estudo de viabilidade realizado em laboratório com gás simulado, a planta piloto – com capacidade de geração de 40 kW – está sendo construída pela Eld Energy em Bergen, na Noruega. “Esse não é apenas um marco técnico, mas também um sinal claro do papel que as soluções SOFCs podem ter na descarbonização das operações offshore”, comenta Hans Fredrik Lindøen-Kjellnes, CEO da Eld Energy.

A previsão é que os testes comecem em 2026.  Se o experimento for bem-sucedido, a tecnologia pode ser uma alternativa mais sustentável e estável para geração de energia nas operações offshore, contribuindo com a estratégia de descarbonização da MODEC, que tem como meta zerar suas emissões até 2050.

Sobre a MODEC - A MODEC é líder global no segmento de construção, afretamento e operação de plataformas para produção de óleo e gás e possui mais de 55 anos de história. Há mais de duas décadas em mares brasileiros, a MODEC opera 13 plataformas de petróleo e gás, possui duas unidades em construção e outra em fase final de comissionamento para o país. São mais de 3,3 mil empregados atuando no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
Logística
Base da Atem em Santarém obtém ISPS Code e eleva nível d...
26/11/25
Resultado
Portos públicos do Sul crescem 14% no 3º trimestre e lid...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy se consolida como hub energétic...
24/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Investimentos
Portos ganham sistema que amplia segurança da navegação,...
17/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Resultado
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta ...
14/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Parceria
Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec apresentam primeiro...
11/11/25
Mão de Obra
Novo Centro de Ensino Portuário do OGMO impulsiona quali...
10/11/25
Indústria Naval
Norsul é a primeira empresa da América Latina a adotar p...
10/11/25
Niterói
Tomorrow Blue Economy movimenta Niterói em contagem regr...
08/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
Resultado
Portos batem novo recorde de movimentação de produtos no...
07/11/25
Bahia
Porto de Salvador deve dobrar capacidade com financiamen...
06/11/25
Resultado
Log-In Logística Integrada cresce 12,3% e registra recei...
06/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.