Exploração

Modelo do pré-sal poderá ser fatiado

O Estado de S.Paulo
30/07/2009 04:07
Visualizações: 869

O modelo de exploração da camada pré-sal deverá ser encaminhado ao Congresso por meio de três projetos de lei, que tramitarão em regime de urgência constitucional, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A ideia é mandar um projeto específico que prevê a criação de um fundo social que recolherá a parte da União nas receitas para investimento em educação e saúde.

 

Outro projeto seria o que implanta o modelo de exploração do pré-sal, criando o regime de partilha, segundo o qual todo o óleo pertencerá à União e as empresas contratadas serão remuneradas por meio de um porcentual fixo sobre a produção ou a receita.

 

Um terceiro projeto seria o que prevê a criação da nova estatal que vai gerenciar o pré-sal. Lobão disse pessoalmente acreditar que um único projeto de lei pode servir tanto para o regime de partilha quanto para a criação da estatal.

 

Segundo ele, há outras pessoas no governo, porém, que defendem separar esses itens em dois projetos distintos.

 

O ministro reiterou ontem que a estatal poderá ter uma participação mínima em todos os blocos do pré-sal. “A Petrobrás poderá vir a ser a exploradora de todos os blocos, ainda que com participação mínima. Ela pode receber diretamente do governo, assim como qualquer outra empresa pode receber, sem licitação”, disse.

 

“Ela pode entrar na licitação e ganhar e ser a dona do bloco ou não ter nenhuma dessas duas hipóteses e, de qualquer maneira, será a operadora, tendo uma participação mínima”, afirmou, destacando que essa participação poderia ser, por exemplo, de 1%.

 

Segundo ele, o grupo que discute o novo modelo de exploração deverá fazer ainda mais três reuniões antes de entregar a proposta final ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participou de diversas reuniões com técnicos do setor para acertar os últimos detalhes do novo marco regulatório.

 

Lobão também negou que o governo esteja preocupado com notícias sobre eventuais “poços secos” (sem petróleo) na camada do pré-sal. “Absolutamente não é verdade. Só teve um caso de poço seco em 30 e tantos”, disse.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23