Recorde

Movimentação no Porto de Fortaleza deve chegar a 4,5 mi de ton

O número, projetado pelo diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará, Paulo André Holanda, revela um incremento de 7% em relação a 2011, quando foram movimentadas 4.230.000 toneladas. Segundo ele, 2010 apresentou maior movimentação da hist&oa

Diário do Nordeste
09/10/2012 09:30
Visualizações: 1489
O Porto de Fortaleza deve bater recorde histórico de movimentação de cargas neste ano. A expectativa é que seja ultrapassado o volume de 4.550.000 toneladas importadas e exportadas até dezembro. O número, projetado pelo diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará, Paulo André Holanda, revela um incremento de 7% em relação a 2011, quando foram movimentadas 4.230.000 toneladas.

Segundo ele, 2010 apresentou maior movimentação da história do porto, com 4.370.000 toneladas. Com base na projeção para este ano, destaca, espera-se um crescimento de 4% em relação ao melhor período.

Apenas no mês de setembro deste ano foram 458 mil toneladas transportadas. No acumulado de 2012, de janeiro a setembro, somaram-se 3.310.462,55 toneladas, representando crescimento de 6,7% em relação a igual período de 2011. Desse total, 92,3% foram importações e 7,7% exportações.

O destaque continua sendo o granel líquido, cujo crescimento foi de 14,28%, com 1.765.148,11 toneladas movimentadas no acumulado. Os primeiros itens da pauta são gasolina, diesel, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), petróleo cru, diesel e asfalto. O segundo melhor desempenho é de granel sólido, que movimentou 947.497,97 toneladas. Os destaques são as cargas de trigo, coque de petróleo, enxofre, cloreto de potássio e fertilizante mineral.

Apesar dos dados positivos, a carga geral apresentou decréscimo no período, com 597.816,47 toneladas movimentadas. Os principais itens foram arroz, castanha de caju, sal, farinha de trigo e tambor de freio.

"Houve uma queda na importação de cimento, porque ano passado houve um volume grande deste item, e isso refletiu na carga geral. Mas o número será compensado com a exportação de frutas para a Europa, que normalmente começa mais forte em outubro e novembro", afirma Paulo Holanda. Segundo ele, as principais frutas exportadas são melão, manga, melancia e uva.

Para Paulo Holanda, o crescimento da atuação do Porto do Mucuripe é decorrente dos atrativos que estão sendo oferecidos com a conclusão de parte das obras de infraestrutura.

"As principais obras são a dragagem, troca de defensas, nova iluminação, aumento do parque de tomadas frigoríficas, nova pavimentação industrial. Também tem o atrativo da parte de Tecnologia da Informação - porque somos um porto sem papel - e a parte de segurança", destaca, ressaltando que os recursos são da Secretaria de Portos da Presidência da República.


Terminal de passageiros

Segundo Paulo, 38% das obras do terminal de passageiros foram executados, com previsão de conclusão em dezembro de 2013, seguindo o cronograma. São R$ 149.800.000 destinados à obra que inclui novo cais e uma retro-área de 40 mil m². "Todos os trabalhos têm contribuído para despertar o interesse de exportadores e importadores".


Acumulado

6,7% foi o incremento no acumulado deste ano em relação a igual período de 2011. De janeiro a setembro foram 3.310.462,55 toneladas movimentadas.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.