Empresas

Multinacional Dow Química terá armazém 'verde' em Guarujá

A multinacional Dow Química começa a construir neste mês um armazém de 5.500 metros quadrados em sua planta industrial, em Guarujá, na Margem Esquerda do estuário, nas proximidades do Porto de Santos. A instalação, uma parceria com a argentina E

A Tribuna
09/02/2012 15:22
Visualizações: 854
A multinacional Dow Química começa a construir neste mês um armazém de 5.500 metros quadrados em sua planta industrial, em Guarujá, na Margem Esquerda do estuário, nas proximidades do Porto de Santos. A instalação, uma parceria com a argentina Exologística Transportes, tem conceito verde (baixa agressão ao meio ambiente) e capacidade estática de 5 mil toneladas de carga seca - denominação dada a tambores, sacarias e cargas não granelizadas.

As obras devem ser concluídas até outubro.

Presente em mais de 100 países, com vendas de US$ 55 bilhões no ano passado ao redor do mundo, a estadunidense Dow está se expandindo na América Latina, acompanhando o bom momento econômico da região. Os custos de movimentação de mercadorias nas plantas de Guarujá e São Bernardo do Campo tendem a cair com o novo armazém.

Não foram revelados os valores de construção do novo galpão. O motivo alegado é que a firma tem capital aberto nos Estados Unidos, o que restringe a comunicação de informações a respeito de custos de investimentos.

Do ponto de vista ambiental, a empresa calcula a redução da emissão de CO2 da ordem de 30 toneladas ao ano. O motivo é que, atualmente, a Dow recebe matérias-primas importadas em contêineres pelo porto (em qualquer terminal especializado); transporta-as em caminhões a São Bernardo, onde mantém um porto seco; desova as cargas e as devolve a Guarujá, onde passam pelo processo industrial e são transformadas em produtos finais. Resina Epóxi, um elemento anticorrosão, e poliuretano, utilizado na espuma de colchões, são exemplos de produtos acabados da unidade fabril.

“Vamos poder armazenar até 5 mil toneladas de carga seca. Tiramos, assim, milhares de caminhões com produtos perigosos das estradas”, pontuou o diretor de Supply Chain da Dow para a América Latina, Vinicio Stancati.

O armazém será construído com madeira certificada, telhas transparentes (para aproveitar melhor a iluminação natural), isolamento térmico (para reduzir o uso de aparelhos de ar-condicionado) e um mecanismo para aproveitamento da água da chuva (que será utilizada para descarga de vasos sanitários e limpeza, entre outros usos).

Estas características respeitam a certificação Leed (Liderança em Energia e Desenho Ambiental, na tradução livre do inglês), conferido pelo US Green Building Council (Conselho de Construção Verde dos Estados Unidos), uma organização sem fins lucrativos.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Descarbonização
ABPIP e ANP debatem novas regras de descarbonização do m...
19/08/26
Navalshore
Sotreq leva a Navalshore 2026 soluções em peças, motores...
19/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.