Porto do Recife

Na busca de uma nova dragagem

Folha de Pernambuco (PE), 31/05/2019
31/05/2019 12:18
Na busca de uma nova dragagem Imagem: Divulgação Visualizações: 380

O Porto do Recife poderá receber nova dragagem nos próximos meses. A ação foi colocada em pauta na quarta-feira (29), durante a realização da reunião de diversos setores da indústria e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, com a Secretaria Nacional de Portos e representantes do Ministério da Infraestrutura, em Brasília.

Na ocasião, foram apresentadas garantias de que o Porto do Recife dispõe das licenças para se habilitar à dragagem. A última ocorreu em 2012. “Já pleiteamos a reforma do Cais e a dragagem. Demos entrada e conseguimos alocar o recurso, porém, o Governo está fazendo um contingenciamento muito grande devido à situação do País e não está sendo tão fácil”, explica Schwambach. “Eles ficaram de analisar o pleito. Em 30 dias nos reuniremos novamente para saber das resoluções”, completou.

Hoje, existem cerca de R$?50 milhões para dragagem disputados com outros estados, sendo R$ 27 milhões de restos a pagar de 2018, que devem ser usados no Porto do Recife.

O presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, considerou a reunião, do ponto de vista técnico, bem favorável, mas faltam etapas de decisão do Ministério de Infraestrutura. “O Governo do Estado está pronto para assinar o termo de compromisso, como colocou o secretário Schwambach. A dragagem vai eliminar limitações às operações do Porto e trazer novos investimentos”, concluiu. Atualmente, a área tem capacidade de recebimento de navios com calado de no máximo 8,8 metros.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19