Petrobras

Na Paraná, Petrobras celebra retomada da Araucária Nitrogenados (ANSA)

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
15/08/2024 11:07
Na Paraná, Petrobras celebra retomada da Araucária Nitrogenados (ANSA) Imagem: Michel Chedid/Petrobras Visualizações: 427 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras realiza nesta quinta-feira (15), às 11h, cerimônia de retomada das atividades da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), em Araucária (PR). O evento terá a presença da presidente da empresa, Magda Chambriard, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O investimento previsto para a reabertura da unidade é de R$ 870 milhões. A previsão é de que a produção comece no segundo semestre de 2025. Durante a intervenção para retorno operacional serão gerados mais de 2 mil empregos, entre empregados ANSA e das empresas contratadas. Após retorno operacional, devem ser mantidos cerca de 700 empregos diretos.

Atualmente, a fábrica está em processo de contratação de serviços e aquisição de materiais, com previsão de conteúdo local superior a 85%. Após finalizada essa etapa, será realizada a mobilização dos contratos de serviços e manutenção dos equipamentos para o início das atividades. Situada ao lado da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), a ANSA tem capacidade de produção de 720 mil toneladas/ano de ureia, o que corresponde a 8% do mercado; 475 mil toneladas/ano de amônia; além de 450 mil m³/ano do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32).

“O setor de fertilizantes tem importância estratégica para o país e para a Petrobras, possibilitando diversificação dos negócios da companhia, integração da cadeia do gás natural e ações de descarbonização em linha com a transição energética. Nossa retomada da participação no mercado de fertilizantes passa por comprovação da viabilidade técnica econômica e vai contribuir para reduzir a dependência nacional da importação de fertilizantes, gerando também emprego e renda”, comemorou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

Após um acordo proposto pelo Ministério Público do Trabalho e homologado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), 215 ex-funcionários da fábrica reiniciaram suas atividades. Esses trabalhadores haviam sido dispensados em 2020, quando a fábrica foi hibernada. São essencialmente técnicos especializados no funcionamento da planta industrial e foram recontratados pela subsidiária.

Investimentos na Repar
A Petrobras anunciou o investimento de R$ 3,2 bilhões, previstos no horizonte do PE 24-28, destinado a paradas de manutenção e projetos de investimento na Repar. Serão gerados cerca de 27 mil empregados diretos e indiretos. Entre os projetos, está prevista a implantação de uma nova unidade de hidrotratamento de médios (HDT), que tem por finalidade o aumento da produção de diesel S10, além de projetos de melhoria de eficiência energética, visando uma menor pegada de carbono nas operações e aumento de carga de destilação, para acréscimo da produção de derivados e atendimento ao mercado.

A Repar é pioneira na produção do Diesel R, combustível produzido por coprocessamento (processamento conjunto) de derivados de petróleo (parcela mineral), com matérias-primas de origem vegetal, como óleo de soja. Esse novo combustível é uma alternativa sustentável no ciclo diesel, pois a redução das emissões associada à parcela renovável é de ao menos 60% em comparação com o diesel mineral, podendo ser até maior a depender da matéria-prima utilizada.

A unidade atende cerca de 15% da produção nacional de derivados de petróleo e 85% do abastecimento vai para os estados do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. A capacidade instalada é de 33 mil m³/d ou 207.563 bbl/d e os principais produtos são o diesel, gasolina, GLP, coque, asfalto, óleos combustíveis, QAV, propeno, óleos marítimos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Flávio Loução é o novo diretor de inovação do Grupo Energisa
16/09/24
Energia Elétrica
Fórum de Eficiência Energética abre Smart Energy 2024
16/09/24
ROG.e 2024
Firjan SENAI SESI apresenta a importância dos mercados d...
16/09/24
Etanol
Hidratado despenca 4% na semana; anidro recua 2,75%
16/09/24
Itaboraí
Petrobras: 21 milhões de m³ de gás natural serão ofertad...
14/09/24
Evento
ANP participa da ExpoPostos & Conveniência 2024
13/09/24
Goiás
A Força do agronegócio e da agroindústria no desenvolvim...
13/09/24
Etanol
Atualização dos impactos das queimadas para os produtore...
13/09/24
Sustentabilidade
Bahiagás lança primeira edição do seu Relatório de Suste...
13/09/24
Negócio
Oil States conquista novo contrato de Serviços de Oficin...
12/09/24
PD&I
USP e FIT desenvolvem equipamento para avaliação da capa...
12/09/24
Oportunidade
Omni Taxi Aéreo abre vagas para piloto comandante e copi...
12/09/24
Amazonas
Petrobras e Transpetro executam ações para contribuir co...
12/09/24
Pessoas
Lefosse anuncia chegada do sócio Ricardo Nunes e amplia ...
12/09/24
Energia Elétrica
Prime Energy oferece benefícios do Mercado Livre de Ener...
12/09/24
Combustíveis
Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustív...
12/09/24
Itaboraí
Petrobras inaugura Complexo de Energias Boaventura
11/09/24
ANP
NAVE ANP: divulgadas empresas de energia participantes d...
11/09/24
Royalties
ANP atualiza estimativas de royalties e participação esp...
11/09/24
Pré-Sal
Pesquisadores da Unicamp analisam a injeção alternada de...
11/09/24
Reunião
ORPLANA participa de reunião do Conselho Nacional de Rec...
11/09/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.