Startups

NAVE ANP recebeu mais de 300 inscrições

Redação TN Petróleo, Agência ANP
26/11/2024 09:09
NAVE ANP recebeu mais de 300 inscrições Imagem: Divulgação Visualizações: 1818

A primeira edição do NAVE, Programa ANP de Empreendedorismo, registrou 331 inscrições, de 264 startups localizadas em 19 unidades da federação, nas cinco regiões brasileiras. Dos 67 desafios previstos, 64 (96%) receberam propostas, o que superou expectativas já que, para a primeira edição, foi colocada uma ampla gama de opções. As inscrições ainda serão validadas pela ANP, a partir da documentação encaminhada pelas empresas.

O número de inscritos é também superior ao normalmente observado em programas de inovação aberta, o que reflete o pioneirismo do programa com participação de oito grandes empresas de energia, além da ANP.

A partir de agora se inicia a fase de seleção dos projetos que participarão da primeira edição do NAVE. 

São R$ 28 milhões dedicados ao NAVE. Os recursos para o desenvolvimento do programa são aportados por empresas de energia, atendendo à cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) existente nos contratos para exploração e produção de petróleo e/ou gás natural no Brasil. A cláusula prevê a aplicação, em PD&I, de percentual da receita bruta de campos com grande produção de petróleo e/ou gás natural, segundo condições específicas de cada modalidade de contrato.

O NAVE tem como objetivos: fomentar startups e novos modelos de negócios, estimular o empreendedorismo, promover a inovação para desafios comuns do setor de energia, incentivar empresas da cadeia fornecedora, desenvolver tecnologia em temas prioritários e induzir a cooperação entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e startups.

Empresas de energia

As oito empresas de energia participantes da primeira edição do NAVE são: Petrogal Brasil, TotalEnergies, China National Petroleum Corporation (CNPC), Shell, ExxonMobil, Equinor, Repsol Sinopec e Petrobras.

O NAVE está previsto como um programa de empreendedorismo na Resolução ANP nº 918/2023.

Os desafios do programa foram estabelecidos a partir de cinco macrotemas:

Exploração, produção, refino e descomissionamento
- Aumento da eficiência operacional e otimização de custos.

Segurança energética, armazenamento de energia e fontes alternativas
- Desenvolvimento de novos combustíveis low carbon, tecnologias híbridas e aumento na eficiência energética.

Transformação digital
- Uso da indústria 4.0, blockchain, IoT e IA para o aumento da eficiência de processos.

Impacto ESG na geração de energia e produção de combustíveis
- Impacto ambiental, social e governança.

Confiabilidade de sistemas, segurança operacional e proteção ambiental
- Segurança operacional, proteção da vida humana e do meio ambiente.

Acompanhe as próximas etapas do NAVE pelas redes sociais da ANP e pelo site da Agência: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/tecnologia-meio-ambiente/nave-1.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.