Porto de Santos

Navio ‘Pantanal’ escala em Santos

<P>O navio porta-contêineres Pantanal, da armadora brasileira Log-In, deverá atracar nesta terça-feira (13), no Porto de Santos, pela primeira vez. Recém-afretada pela companhia de navegação, a embarcação começou sua viagem inaugural na última semana, partindo de Buenos Aires, na Argentina...

A Tribuna - SP
13/05/2008 00:00
Visualizações: 452 (0) (0) (0) (0)

O navio porta-contêineres Pantanal, da armadora brasileira Log-In, deverá atracar nesta terça-feira (13), no Porto de Santos, pela primeira vez. Recém-afretada pela companhia de navegação, a embarcação começou sua viagem inaugural na última semana, partindo de Buenos Aires, na Argentina, em direção ao Brasil.

O Pantanal é o segundo navio da Log-In direcionado para a cabotagem — navegação entre portos de um mesmo país. No Brasil, é chamada de grande cabotagem o transporte marítimo entre os portos nacionais e do Mercosul.

A embarcação está prevista para atracar em frente ao terminal do Grupo Rodrimar, no Cais do Saboó. A expectativa é que o navio deixe o complexo amanhã.

A Log-In também possui o Amazônia, que iniciou suas escalas no começo do ano. Nos dois casos, o cais santista estará incluído na rota.

Originalmente, Santos não fazia parte das escalas dos outros navios da Log-In porque a capacidade máxima deles era de 900 TEUs (unidade que corresponde a um contêiner de 20 pés), incompatível com o volume normalmente movimentado no cais.

Juntos, os dois porta-contêineres têm capacidade para 1.700 TEUs. Atualmente, os maiores navios em operação no País podem carregar cerca de 5 mil TEUs.

Com as rotas programadas, as embarcações da armadora devem operar mensalmente 1.500 contêineres, totalizando 18 mil por ano, cada.

Os cargueiros foram afretados pela Log-In para que a empresa pudesse realizar o serviço de cabotagem enquanto seus cinco novos navios, encomendados ao Estaleiro Ilha S.A., do Rio de Janeiro, ao custo de US$ 330 milhões, não são concluídos. O primeiro deles deve ser entregue em 2010 e o último, em 2013.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.