Promef

Navio Rômulo Almeida entra em operação

Com 183 metros de comprimento e 48 mil toneladas de porte bruto, o navio tem capacidade de transportar 56 milhões de litros de derivados de petróleo, e será o primeiro da Marinha Mercante comandado por duas mulheres.

Redação/ Rodrigo Miguez
17/01/2013 16:14
Navio Rômulo Almeida entra em operação Visualizações: 673 (0) (0) (0) (0)
A Transpetro recebeu hoje (17), no Estaleiro Mauá, em Niterói, o navio de produtos Rômulo Almeida, a quarta embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação. O Rômulo Almeida tem 183 metros de comprimento e 48 mil toneladas de porte bruto, com capacidade de transportar 56 milhões de litros de derivados de petróleo.
 
Um dos marcos dessa entrega é o inédito comando de um navio da Marinha Mercante do Brasil por duas mulheres, a paraense Hildelene Bahia na função de comandante e a carioca Vanessa Cunha, que será a imediata, que tem a função de administrar o dia-a-dia do navio. "É uma grande responsabilidade e eu me sinto muito honrada de ter chegado a esse posto tão importante", afirmou Vanessa. Já a comandante da embarcação disse estar enfrentando um grande desafio na sua carreira.
 
"O Promef é um programa vitorioso que está tirando a indústria naval brasileira da inércia. Depois de décadas de crise, os estaleiros brasileiros estão novamente entrando em ritmo de linha de produção", ressaltou o presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Para o presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, o Rômulo Almeida é mais uma prova da competência da indústria naval brasileira.
 
Os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda e o petroleiro João Cândido são as embarcações do Promef já entregues à Transpetro. Três outros navios, o petroleiro suezmax Zumbi dos Palmares, o navio de produtos José Alencar e o panamax Anita Garibaldi foram lançados ao mar para os acabamentos finais. Segundo Sérgio Machado, o José Alencar será entregue até julho deste ano e o Anita Garibaldi no início de 2014.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Espírito Santo
TVV realiza operação inédita com maior navio em capacida...
31/07/25
Meio Ambiente
Porto Sudeste renova selo ouro do Programa Brasileiro GH...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro dá mais um passo rumo à moderniz...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Valge se prepara para comemorar 30 anos com foco no cres...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Avanço do Sergipe Águas Profundas e descomissionamento d...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Potencial de Sergipe na produção de óleo e gás é destaqu...
23/07/25
Pessoas
Flavio Vieira assume presidência da PortosRio com foco e...
23/07/25
Resultado
PortosRio registra lucro líquido de R$ 849 milhões no 1º...
23/07/25
Bacia de Campos
ANP aprova acordo de individualização da produção do pré...
23/07/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio completa 115 anos com melhorias na infraest...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Brandend Content
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
17/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
Resultados
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22