Porto do Rio Grande

Navios da Operação Antártica atracam no Porto Novo

Embarcações foram recebidas pela Banda da Marinha do Brasil. Esantar auxilia no processo logístico da chegada de materiais.

Assessoria Porto do Rio Grande
24/03/2016 19:28
Navios da Operação Antártica atracam no Porto Novo Imagem: Cortesia Porto do Rio Grande Visualizações: 120 (0) (0) (0) (0)

Estão atracados no Porto Novo, cais público do Porto do Rio Grande, os dois navios da Marinha do Brasil provenientes da Antártica. As embarcações chegaram ao porto e foram recebidas pela banda da Marinha do Brasil. Participantes da Operação Antártica, os navios descarregam equipamentos em Rio Grande e depois seguem para o Rio de Janeiro.

As embarcações “Almirante Maximiano” tem 93,4 m de comprimento e 20 m de largura e; “Ary Rongel” possui 75,3 m de comprimento e 14 m de largura. Eles participaram de atividades de apoio logístico aos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE) da Estação Antártica Comandante Ferraz. Também auxiliaram nos projetos de universidades brasileiras, nas áreas de Oceanografia e Hidrografia, Biologia, Geologia, Antropologia e Meteorologia, realizando levantamentos oceanográficos, coletas de amostras de água e solo marinho, estudo das aves, pesquisas geológicas nas ilhas do arquipélago e do comportamento das massas de água na região, que tanto influenciam o clima do planeta.

“O Porto do Rio Grande é parceiro da Marinha do Brasil e é uma grande honra para a instituição fazer parte da rota da Operação Antártica”, afirma o diretor-superintendente Janir Branco.

A Universidade Federal do Rio Grande através da Estação de Apoio Antártico está participando com suporte logístico necessário para a descarga dos navios. A Superintendência do Porto cedeu a área do Terminal de Passageiros para auxiliar na movimentação.

As embarcações Incorporado à Marinha em 1994, o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, também conhecido como “Gigante Vermelho”, foi construído no estaleiro Hoylandsdygo George Ei Des Sonner A/S, na Noruega. Está preparado para navegação em regiões polares e para operações em campos de gelo fragmentado. O navio está na sua 21ª comissão austral sob o comando do capitão-de-mar-e-guerra Sérgio Lucas da Silva. O “Gigante Vermelho” possui dois laboratórios para apoio à pesquisa e dois porões com capacidade de 1.254 m³ para o transporte de carga. É dotado de equipamentos de navegação e de apoio, tais como guincho oceanográfico e geológico, arco de popa, ecobatímetros para pequenas e grandes profundidades, GPS e uma estação de acompanhamento de informações meteorológicas. Carinhosamente chamado de “Tio Max” pela tripulação, o Navio Polar “Almirante Maximiano” foi construído em 1974, no estaleiro Todd, nos Estados Unidos, tendo sido comissionado como Navio de apoio (Supply Vessel) às plataformas de petróleo no Mar do Norte e incorporado a Marinha do Brasil em 03 de fevereiro de 2009. Está em sua 6ª comissão austral sob o comando do capitão-de-mar-e-guerra José Benoni Valente Carneiro. Preparado para navegação em regiões polares, o navio possui guincho geológico capaz de coletar amostras do assoalho marinho em profundidades de até 1º mil metros; guincho oceanográfico que opera em profundidades de até 8 mil metros; cinco laboratórios; estação meteorológica; sistema de posicionamento dinâmico (DP) que permite manter-se imóvel em determinada latitude e longitude; ecobatímetro multifeixe; perfilador de corrente marinha (ADCP); perfilador de sedimentos do subsolo marinho (SBP); e quatro embarcações infláveis.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Terminais
APM Terminals Suape lança pedra fundamental de investime...
22/11/24
Resultado
Porto de Santos atinge a maior marca entre os meses de o...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Visita
Porto do Rio de Janeiro recebe vice-prefeito de Rotterda...
19/11/24
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro recebe três gigantes dos mares n...
19/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Logística
Iniciativa do Super Terminais, píer flutuante em Itacoat...
14/11/24
Resultado
Porto de Imbituba tem o melhor outubro da história
14/11/24
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 99 mil bpd em setembro
13/11/24
Licitação
Programa TP 25: Transpetro abre resultado da licitação p...
11/11/24
Resultado
Petrobras divulga lucro de R$ 32,6 bilhões no 3º trimes...
08/11/24
Telecomunicações Offshore
NexusWave: Conectividade Marítima Confiável e Sem Interr...
07/11/24
Marinha do Brasil
Grupo EDGE amplia parceria com a Marinha do Brasil para ...
06/11/24
Certificação
Foresea recebe, pelo quarto ano seguido, certificação de...
06/11/24
E&P
ANP lança segunda fase do GeoMapsANP com novos dados e f...
06/11/24
BRANDED CONTENT
Estudo comprova eficiência do corte a plasma na manutenç...
02/11/24
Pré-Sal
FPSO Almirante Tamandaré chega ao Campo de Búzios
01/11/24
Pré-Sal
Com 3,681 de milhões de boe, pré-sal tem recorde de prod...
01/11/24
Pré-Sal
MODEC contribui com quase 40% da produção da Petrobras e...
01/11/24
E&P
Navio-sonda NORBE VIII, da Foresea, deixa Baía de Guanab...
01/11/24
Resultado
Maersk reporta resultados sólidos no terceiro trimestre ...
31/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21