Porto do Rio Grande

Navios fazem escala no Porto do Rio Grande antes de irem para Antártica

Redação/Assessoria
18/10/2016 17:43
Navios fazem escala no Porto do Rio Grande antes de irem para Antártica Imagem: Divulgação Visualizações: 69

Estão atracados no cais público do Porto Novo dois navios da Marinha do Brasil. As embarcações ‘Ary Rongel’ e ‘Almirante Maximiliano’, vindos do Porto do Rio de Janeiro, estão recebendo carregamentos provenientes da ESANTAR, Estação de Apoio Antártico da Universidade Federal do Rio Grande. A dupla seguirá em destino ao Continente Gelado.

‘Almirante Maximiliano’

Carinhosamente chamado de “Tio Max” pela tripulação, o Navio Polar “Almirante Maximiano” foi construído em 1974, no estaleiro Todd, nos Estados Unidos, tendo sido comissionado como Navio de apoio (Supply Vessel) às plataformas de petróleo no Mar do Norte e incorporado a Marinha do Brasil em 03 de fevereiro de 2009. Está em sua 6ª comissão austral sob o comando do capitão-de-mar-e-guerra José Benoni Valente Carneiro. Preparado para navegação em regiões polares, o navio possui guincho geológico capaz de coletar amostras do assoalho marinho em profundidades de até 1º mil metros; guincho oceanográfico que opera em profundidades de até 8 mil metros; cinco laboratórios; estação meteorológica; sistema de posicionamento dinâmico (DP) que permite manter-se imóvel em determinada latitude e longitude; ecobatímetro multifeixe; perfilador de corrente marinha (ADCP); perfilador de sedimentos do subsolo marinho (SBP); e quatro embarcações infláveis.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19