Siderurgia

Nippon Steel cortará até 2,2 milhões de toneladas

Gazeta Mercantil
26/11/2008 02:39
Visualizações: 484

Tóquio - A Nippon Steel, segundo maior grupo siderúrgico do mundo, informou ontem que vai dobrar para 12% o corte programado de produção para o período de outubro a março, em relação à primeira metade do ano fiscal, em resposta à demanda em desaceleração.

 

O presidente da Nippon Steel, Shoji Muneoka, afirmou que os planos da companhia para cortar a produção entre 2 milhões e 2,2 milhões de toneladas no segundo semestre fiscal, principalmente de folhas de aço, se deve à demanda de montadoras de veículos em rápida desaceleração.

 

“O aperto de crédito está afetando a economia real, companhias estão enfrentando dificuldades para levantar recursos e assegurar linhas de financiamento”, disse Muneoka, durante reunião da Federação de Ferro e Aço do Japão.

 

Os cortes das produtoras de aço japonesas ainda são relativamente pequenos, em cerca de 10%, comparado com uma redução planejada de 30% anunciada pela ArcelorMittal, o maior grupo siderúrgico do mundo.

 

Siderúrgicas chinesas também estão planejando expressivos cortes de produção por causa da grande dependência da construção civil.

 

Muneoka acrescentou que a Nippon Steel vai continuar com os programas de investimentos com o objetivo de corte de custos, mas vai verificar com cuidado que planos de expansão de capacidade são necessários. A Nippon Steel havia informado mês passado que cortaria a produção em 1 milhão de toneladas nos seis meses até março, o que é equivalente a 6% de sua produção total.

 

Na semana passada, a terceira maior siderúrgica do mundo, JFE Steel Corp, informou que iria triplicar as reduções de produção programadas para o segundo semestre fiscal, para 1,5 milhão de toneladas, o que representa um corte de 9,6%.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.