O Primeiro Ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, inaugurou a maior instalação para testes de captura de CO2 - parcialmente baseada na tecnologia de Amônia Resfriada - no Centro de Tecnologia Mongstad (TCM), na segunda-feira (7). A Alstom foi uma das duas fornecedoras selecionadas para construir e testar as instalações de captura, localizadas próximas a Bergen. A escolha foi feita pelos parceiros do TCM: Gassnova, Statoil, Shell e Sasol.
“Este é um verdadeiro marco e estamos felizes por participar da usina de demonstração do processo de Amônia Resfriada em Mongstad. Estamos muito interessados em testar nossa tecnologia para gases de combustão, tanto em gases emitidos pela estação de energia quanto em gases industriais da refinaria próxima. Isso nos oferece uma experiência valorosa para melhorar e expandir ainda mais o uso desta tecnologia”, diz Patrick Fragman, vice-presidente para os Sistemas de Controle Ambiental, Captura e Armazenamento de Carbono da Alstom.
Após o início das operações, a Alstom, junto ao TCM, realizará testes de 12 a 18 meses, e iniciará os programas durante o verão de 2012. A Alstom acredita que o centro será um local atraente para validar possíveis melhorias, até mesmo além do período de teste programado.
“Com a inauguração do TCM, a Alstom se mostra parte importante deste desenvolvimento único na Noruega, e estamos confiantes de que isso se desenvolverá em um ponto global de referência com a realização de instalações de Captura e Armazenamento de CO2 de escala completa”, diz Eric Staurset, presidente nacional da Alstom na Noruega.
Com base em um piloto bem sucedido (5 MW, We Energies, EUA), assim como uma operação de fábrica de validação (54 MW, AEP Mountaineer, EUA), o Processo de Amônia Resfriada tem demonstrado seu potencial para se tornar uma tecnologia global. O programa de validação confirmou os níveis esperados de desempenho sem qualquer impacto ambiental prejudicial.
A empresa oferece uma ampla carteira das tecnologias mais avançadas em captura de carbono para usos em energia e na indústria, e está comprometida com 16 projetos-piloto e de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) em larga escala, com diversos parceiros industriais e concessionárias ao redor do mundo.