Pré-Sal

Nova estatal para cuidar do pré-sal não vai atuar na área da ANP, garante Haroldo Lima

O presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, disse ontem (23) que a nova empresa estatal a ser criada para administrar os consórcios do pré-sal não terá atribuições semelhantes às da agência reguladora. De acordo com ele, a Petro-sal vai atuar dentro do consórcio de e

Agência Brasil
24/09/2009 08:59
Visualizações: 870

O presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, disse ontem (23) que a nova empresa estatal a ser criada para administrar os consórcios do pré-sal não terá atribuições semelhantes às da agência reguladora. De acordo com ele, a Petro-sal vai atuar dentro do consórcio de exploração, principalmente para garantir que os custos de produção sejam os mais baixos possíveis, já que a parte que a União recebe está relacionada ao que sobra do óleo, descontados esses gastos.

 

“E é a Petro-sal que controlará esses custos no dia a dia, por anos, para que eles não se elevem muito. Agora quem controla da produção, como um conjunto, às boas práticas, o plano de avaliação e o plano de desenvolvimento, é a ANP. As coisas são completamente diferentes”, afirmou Lima, ao participar de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados.

 

A agência reguladora, na opinião dele, sairá ainda mais fortalecida no novo marco regulatório do pré-sal, em tramitação no Congresso Nacional, porque recebeu atribuições que não tinha anteriormente.

 

“Nenhuma das atribuições anteriores da ANP foi tocada. Ela recebeu muitas atribuições novas, como, por exemplo, escolher blocos na área do pré-sal para sugerir ao CNPE [Conselho Nacional de Política Energética] regiões onde a União vai explorar de forma direta”, disse Lima.

 

"Também é a ANP que vai decidir quais serão as áreas que serão objeto de licitação e ainda fará os editais dessas licitações. E isso são coisas inteiramente novas, porque estão relacionadas à forma de partilha da produção”, afirmou. Lima disse, acrescentando que a agência poderá precisar de mais gente para atender à nova demanda.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócios
Avanço acompanha expansão da cadeia de petróleo e gás e ...
23/09/26
ROG.e 2026
A energia inteligente no poço
23/09/26
ROG.e 2026
IBP lança caderno de Projetos e Iniciativas de Responsab...
23/09/26
ROG.e 2026
Gigantes do setor e produtores independentes aceleram pr...
22/09/26
ROG.e 2026
PPSA publica pré-edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
22/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e Perenco Brasil assinam acordo para primei...
22/09/26
ABPIP
ABPIP terá programação própria de debates durante a ROG....
22/09/26
Brandend Content
Brasil Aços amplia estoque de tubos de aço carbono NACE...
22/09/26
ROG.e 2026
MODEC debate desafios para um offshore mais eficiente na...
22/09/26
ROG.e 2026
Cladtek foi selecionada para desenvolver tecnologia que ...
22/09/26
ROG.e 2026
Abertura da ROG.e 2026 destaca transição energética just...
22/09/26
ROG.e 2026
Lideranças globais apontam Brasil como polo de estabilid...
22/09/26
ROG.e 2026
Firjan marca presença na abertura da ROG.e 2026 e firma ...
22/09/26
ROG.e 2026
ABB apresenta na ROG.e 2026 portfólio integrado para ope...
22/09/26
ROG.e 2026
Vallourec apresenta novas tecnologias que respondem aos ...
22/09/26
ROG.e 2026
Grupo Forship consolida liderança nacional em O&M (opera...
21/09/26
Brandend Content
Integridade de ativos offshore: como a integração entre ...
21/09/26
BOGE 2027
Bahia Oil & Gas Energy 2027 conecta negócios, inovação e...
21/09/26
Brandend Content
Descoberta e confiança: os dois tempos da venda industrial
21/09/26
ROG.e 2026
Confira a programação do estande do Espírito Santo na RO...
21/09/26
ROG.e 2026
Na ROG.e, Firjan SENAI promove a 30ª edição do programa ...
20/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25