Porto de Santos

Nova profundidade em 10 dias

Em cerca de 10 dias, o Porto de Santos poderá receber navios com calados (a distância entre a linha d´água e o fundo da embarcação) maiores do que os permitidos atualmente. Na prática, isso significa que os cargueiros que escalarão no complexo po

A Tribuna
23/05/2013 12:01
Visualizações: 995
Em cerca de 10 dias, o Porto de Santos poderá receber navios com calados (a distância entre a linha d´água e o fundo da embarcação) maiores do que os permitidos atualmente. Na prática, isso significa que os cargueiros que escalarão no complexo poderão movimentar mais produtos por viagem, reduzindo o custo logístico das mercadorias operadas na região.

Isso ocorrerá pois, até o início do próximo mês, deve ser homologada a nova profundidade da entrada do porto, 14,9 metros. Hoje, é de 13,5 metros. A previsão é confirmada pela Marinha do Brasil, responsável pela homologação desses dados, e pela Secretaria Especial de Portos (SEP), que realiza a obra para aprofundar o canal de navegação. Essa nova dimensão do canal de navegação permitirá que os navios operem com um calado de 13,2 metros. A redução ocorre pois a Marinha exige um espaço de segurança entre o fundo da embarcação e o leito do canal.

As novas condições de navegação do porto serão testadas em simulações virtuais, que vão determinar os limites das manobras, especialmente com o reposicionamento das boias (necessário com as mudança na navegabilidade).

Esses testes serão realizados entre os próximos dias 27 e 29, por técnicos e engenheiros navais da Capitania dos Portos e da Codesp, no Instituto Oceânica, em São Paulo. Equipamentos que reproduzem, virtualmente, o cais santista serão utilizados para analisar a capacidade de navegação em diversas condições climáticas. Mas já com as novos parâmetros adotados.

Os planos para a homologação da nova profundidade do porto foram discutidos ontem, na reunião ordinária do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos, que reuniu representantes do setor público e privado da região.

“Vamos homologar, com base na profundidade atingida pela dragagem (14,9 m), calado de 13,2 metros operacionais”, explicou o diretor de Desempenho Operacional da SEP, Marcelo Werner Salles. Segundo ele, sendo favoráveis os relatórios dos testes, em até 72 horas (3 dias), todas as boias de orientação náutica no leito navegável do complexo serão reposicionadas.

A homologação, porém, ocorre apenas para os trechos 1 (da Barra até o Entreposto de Pesca) e 2 (do Entreposto de Pesca até as torres de energia elétrica que atravessam o canal). Nessas regiões, estão as instalações que se encontram até a Citrovita, na Margem Direita (Santos), e até o Temrinal de Exportação de Veículos (Tev), na Margem Esquerda (Guarujá).

Os trechos 3 e 4, que seguem até o final do Canal do Estuário, permanecem com profundidade de 12,2 metros e operacional inferior a 11 metros. “Devemos fazer a homologação nesta parte até agosto. Em julho, faremos a batimetria (testes com sonares)”, garantiu o diretor da SEP. Até lá, os novos terminais - BTP e Embraport, que serão inaugurados nas próximas semanas - devem operar abaixo da capacidade máxima.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Produção de biometano cresce 75% no Brasil e amplia desa...
12/09/26
ANP
RenovaBio: ANP prorroga prazo para recebimento de contri...
12/09/26
ROG.e 2026
PPSA realiza 12 palestras na ROG.e sobre seus próximos l...
11/09/26
Gás Natural
PPSA firma acordo para contratar Petrobras como agente c...
11/09/26
Gás Natural
TBG lança consulta ao mercado para fornecimento de gás d...
10/09/26
Tecnologia e Inovação
Vallourec inicia obras de linha de produção no Brasil pa...
10/09/26
ExpoPostos & Conveniência
Segundo dia da ExpoPostos & Conveniência 2026 debate des...
10/09/26
PD&I
Projeto Heavy Oil Emulsions, liderado pela Unicamp, busc...
10/09/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços seguem em alta com clima chuvoso
10/09/26
Águas Profundas
Firjan promove Agrega+Indústria Especial SEAP II e SEAP I
09/09/26
Expopostos & Conveniência
Vibra integra tecnologia, qualidade e serviços para ampl...
09/09/26
Comunicado
ANP implementará o Gov.BR Nível Ouro para acesso aos sis...
09/09/26
ABPIP
STJ julga fracking amanhã e ABPIP defende análise técnic...
08/09/26
Investimento
Naturgy lança segunda Chamada Pública para aquisição de ...
08/09/26
ANP
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica: live amanhã (9/9) es...
08/09/26
ANP
Aprovada resolução que revisa norma sobre tratamento dif...
04/09/26
Margem Equatorial
Ibama autoriza Petrobras a perfurar três novos poços na ...
04/09/26
Apoio Offshore
OceanPact conclui a aquisição do Estaleiro Dock Brasil
04/09/26
Evento
ExpoPostos & Conveniência confirma Amyr Klink, Mark Wohl...
04/09/26
ESG
Petrobras lidera ranking ESG no segmento de Petróleo, Gá...
04/09/26
ANP
Aprovada a indicação de 24 blocos na Bacia Potiguar para...
04/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25