Máquinas

Novo motor para barcos pode reduzir gasto de diesel

    O alto consumo de óleo diesel nos barcos de pesca poderá ser driblado por um instrumento tecnológico. Um motor com sistema de propulsão de diesel-elétrico foi apresentado a armadores de Itajaí e Navegantes (SC) com a promessa de reduzir em até 25% os cus...

Redação
28/06/2006 21:00
Visualizações: 1051
    O alto consumo de óleo diesel nos barcos de pesca poderá ser driblado por um instrumento tecnológico. Um motor com sistema de propulsão de diesel-elétrico foi apresentado a armadores de Itajaí e Navegantes (SC) com a promessa de reduzir em até 25% os custos da captura em alto-mar.
    Utilizada atualmente em embarcações de grande porte como navios de cruzeiro, o sistema Elfa da Siemens chega ao Brasil com aplicabilidade em barcos de tamanhos pequeno e médio, com potência a partir de 150 HP. Nesta potência, a empresa é pioneira no mundo. 
    O consumo de óleo diesel nas embarcações responde hoje por 70% dos gastos com o barco. A adoção do novo sistema em substituição ao convencional (que utiliza motor a diesel, caixa redutora e hélice) renderia economia de combustível e manutenção, além de ganho de espaço para o armazenamento do pescado em alto-mar. 
    Com uma frota de 13 barcos que captura principalmente atum, a Pescados Kowalsky, instalou o sistema Elfa no Marbela I, embarcação de pesca long-line (espinhel de superfície) que está em reforma.
    A idéia é realizar o teste no barco para conferir a eficiência antes de substituir o sistema no resto da frota. O investimento é 20% superior ao do motor convencional, mas espera-se obter o retorno entre três e quatro anos.
    A economia de combustível e espaço de armazenamento na embarcação são os resultados mais evidentes do novo sistema. Por ser compacto, o motor também permite maior flexibilidade no projeto de novos barcos de pesca, atual demanda do mercado brasileiro.
    A manutenção com o sistema também é considerada baixa. Em média, o motor precisa ser reparado a cada 10 anos.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.