Acordos com Shell e Gerdau preveem entrega de gás no mercado livre
Redação TN Petróleo/AssessoriaA Nova Transportadora do Sudeste (NTS) anuncia o início de transporte para dois novos carregadores: Shell (entrada) e Gerdau (saída). Os acordos estabelecem o transporte de gás natural até 28 de dezembro.
A empresa já movimenta gás em sua infraestrutura para Petrobras e Galp. O diretor comercial da NTS, Helder Ferraz, destaca que a operação marca o início da movimentação de gás da NTS para um consumidor livre, pela primeira vez.
"Por oferecer capacidade já contratada que se encontra em ociosidade, o contrato interruptível permite que novos carregadores possam usufruir da rede de forma mais dinâmica, sem necessidade de chamada pública – um diferencial que dá agilidade ao processo", destaca.
Com investimentos anunciados de R$ 12 bilhões em seu plano estratégico, a NTS quer aumentar a oferta de capacidade de transporte disponibilizada, ampliando sua base de clientes, em uma expansão coordenada. "O mercado de gás natural e as regiões que precisam de fornecimento ganham mais competitividade em suas atividades, com maior oferta de energia e infraestrutura de transporte", declara Helder Ferraz.
"Para a Gerdau, este novo contrato representa uma evolução na gestão de seu portfólio e dos riscos no ambiente de contratação livre. Além disso, o acordo ressalta o pioneirismo da empresa no mercado de gás a fim de criar alternativas de suprimento competitivas e sustentáveis para a nossa usina em Ouro Branco (MG)", afirma Flávia Souza, diretora global de suprimentos da Gerdau.
"Esta operação de curto prazo é um marco para a Shell Energy Brasil, pois é a execução do nosso primeiro contrato de transporte de gás natural para a região Sudeste. Ela é ainda mais especial por ter na outra ponta a Gerdau, com quem compartilhamos a visão de buscar soluções de energia limpa – e nesta estratégia, o gás natural é fundamental," afirmou Christian Iturri, diretor-presidente da Shell Energy Brasil.
Fale Conosco
21