Evento online IBP

O desafio das mulheres no caminho para a liderança corporativa

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
18/11/2020 17:25
Visualizações: 252 (0) (0) (0) (0)

A sexta edição do webinar Liderança Feminina em Pauta, que aconteceu no último dia 12/11 foi organizado pelo Comitê de Diversidade do IBP e convidou executivas para discutir o desafio que as mulheres tem para alcançarem cargos de liderança nas empresas.

O vídeo da transmissão do webinar está disponível no canal do IBP no Youtube.

Com mediação de Olivia Ferreira, Fundadora e CEO da Enlight e Co-chair 30% Club Brazil, Anelise Lara, Diretora Executiva de Refino e Gás Natural na Petrobras e Ieda Gomes Yell, Conselheira da WILL – Women in Leadership in Latin America compartilharam suas trajetórias profissionais, além de falarem das barreiras e dos aprendizados que tiveram ao longo da jornada corporativa.

InstitucionalA falta de um modelo feminino de líder e o viés inconsciente foram aspectos vivenciados por Anelise Lara durante a construção da sua carreira na Petrobras.

Sendo uma das primeiras mulheres engenheiras de petróleo da estatal, a executiva ressaltou que, a ausência de figuras femininas em cargos corporativos fazia com que muitas mulheres assumissem um perfil masculino de liderança ao serem promovidas, como uma forma de serem aceitas.

“Eu acho que isso foi um desserviço. Abrir mão da nossa característica feminina para ser bem recebida no meio masculino não ajuda. Hoje, a nova geração de líderes mulheres está mais consciente e faz questão de demonstrar a feminilidade”, explicou Anelise.

Em alguns momentos, a executiva percebeu os efeitos do viés inconsciente na sua carreira e na de outras mulheres. “Algumas oportunidades foram perdidas por pensar que um homem estivesse mais preparado só por ser homem”, comentou.

Ainda de acordo com Anelise, muitas mulheres desistiam de suas carreiras quando chegavam ao momento de assumir a maternidade. “Muitas dessas mulheres enfrentaram obstáculos que as fizeram desistir de suas carreiras e eu acho isso uma pena, pois o mundo corporativo não pode prescindir desses talentos por falta de mecanismos e atenção à essas mulheres”, acrescentou.

A estruturação de processos internos de seleção com candidatas mulheres e a estruturação de carreias pensadas a partir das características femininas, são importantes para manter os talentos femininos nas empresas, na opinião de Ieda Gomes Yell.

“Se não houver a liderança da empresa comprometida e atuando de maneira forte nesse assunto, entendendo que é importante para a performance da empresa, não haverá mudança”, ressaltou Ieda.

A diversidade, de acordo com a executiva, não é assunto do RH e sim, da liderança da empresa. Nesse sentido, os conselhos de adminstração tem um papel fundamental de cobrar metas de diversidade. Algumas empresas, por exemplo, a remuneração do CEO está ligada à critérios de diversidade. Em alguns países, existe uma pressão por parte dos acionistas e dos investidores de maior presença de mulheres nos conselhos.

“Um ponto que temos que trabalhar muito é ter nos conselhos de administração uma política de colocar a diversidade como central nas estratégias da empresa. Então, quando a gente está no conselho, temos que trabalhar pela diversidade vertical e horizontal”, finalizou.

As empresas que mais estão avançando com a agenda de equidade de gênero tem o comprometimento da alta liderança com o tema, de acordo com Olivia Ferreira. Além disso, essa liderança demonstra sensibilidade em entender as barreiras que as mulheres enfrentam e humildade, de encarar o desafio da igualdade de gênero.

“Tem que ter intencionalidade de promover oportunidades iguais tanto para homens quanto para mulheres, investimentos em neutralização de vieses inconscientes, alteração de processos e políticas, remuneração de executivos atreladas à diversidade, e outras ações para promover a equidade”, explicou Olivia.

A série Webinar Liderança Feminina em Pauta faz parte do Programa de Mentoria de Profissionais Mulheres da Indústria de Óleo & Gás, organizado pelo Comitê de Diversidade do IBP para debater sobre liderança feminina.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mossoró Oil & Gas Expo
Mossoró sedia maior evento nacional com foco no setor de...
25/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Mossoró Oil & Gas Energy começa amanhã (26)
25/11/24
Internacional
Na Inglaterra, ORPLANA destaca o futuro da cana-de-açúca...
25/11/24
Firjan
Na Firjan, Petrobras lança planos Estratégico 2050 e de ...
25/11/24
Royalties
Valores referentes à produção de setembro para contratos...
25/11/24
Evento
Subsea Symposium - Nas águas profundas da tecnologia
25/11/24
Termelétrica
Flash Energy fecha contrato de compra de energia do Merc...
25/11/24
Seminário
IBP promove seminário sobre reforma tributária no setor ...
25/11/24
Etanol
Hidratado fecha a semana praticamente estável e anidro v...
25/11/24
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21