<P>Em breve o Porto do Rio Grande deverá transformar-se em um Hub Port (porto concentrador de cargas), isso é o que indica o cronograma de obras listadas para o porto rio-grandino no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo presidente Lula. A previsão é que até 2009 sejam inve...
www.portoriogrande.com.brEm breve o Porto do Rio Grande deverá transformar-se em um Hub Port (porto concentrador de cargas), isso é o que indica o cronograma de obras listadas para o porto rio-grandino no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo presidente Lula. A previsão é que até 2009 sejam investidos pelo Governo Federal no Porto do Rio Grande R$ 400 milhões. A verba será destinada ao aprofundamento do canal de acesso e a conclusão da obra de ampliação dos molhes da Barra do Rio Grande.
Para o orçamento de 2007, dentro do PAC, já consta o investimento de R$ 67 milhões que estão sendo aplicados na retomada das obras dos molhes. Desta vez, a obra que estava parada desde dezembro de 2002, por intervenção do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público Federal de Rio Grande (MPF), será realizada em caráter emergencial. Após estudos, o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), constatou que a obra já realizada nos Molhes, com a colocação de pedras no fundo do mar, correspondente a 26% do projeto, poderiam causar riscos a navegação local, devido a deslocamentos dos
materiais para dentro do canal do porto. Com o objetivo de promover mais segurança às embarcações, estão sendo colocadas rochas maiores para firmar as pedras já lançadas, fixando assim a estrutura a uma profundidade total de 12 metros. Com uma liberação especial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a obra deverá levar 10 meses para ser concluída. Ao final da colocação dessas pedras o projeto deverá estar 40% concluído.
A continuidade dos trabalhos nos molhes, assim como a dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao porto dependem da conclusão do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do aprofundamento, em andamento no setor de meio ambiente do DNIT, devendo ser encaminhado ao Ibama até o próximo mês. A previsão do DNIT é que até o final das obras emergências já se tenha obtido o Licenciamento Ambiental, não havendo interrupção nos trabalhos de prolongamento dos molhes.
Para 2008 estão previstos R$ 180 milhões e para 2009 mais R$ 153 milhões. A conclusão das obras de prolongamento dos molhes da Barra, em 370 metros o molhe Leste e em 700 metros o molhe Oeste, e o aprofundamento do canal de acesso ano porto de 40 (12,19m) para 60 pés (18 metros), está projetada para 2009.
O superintendente do Porto do Rio Grande, Vidal Áureo Mendonça, disse que é desta maneira que se deve pensar o porto, projetando obras que tragam competitividade no futuro. Com a conclusão dessas duas obras o nosso porto se tornará muito atrativo, já que para cada pé aprofundado o navio pode carregar mais duas mil toneladas, o que reduz o frete marítimo. Além disso, o PAC ainda prevê a duplicação da BR 392 (Rio Grande/Pelotas), que é um dos principais acessos ao Porto do Rio Grande é um dos nossos grandes gargalos, observa Mendonça.
HUB PORT:
Considerando as potencialidades do Porto do Rio Grande, o Ministério dos Transportes decidiu transformá-lo no Hub Port do Mercosul, desenvolvendo o projeto e posteriormente licitando e contratando as obras de prolongamento molhes da Barra, com vistas a dar condições à execução da dragagem de aprofundamento e conseqüente aumento da profundidade do canal de acesso marítimo.
O Porto do Rio Grande após o prolongamento dos molhes e aprofundamento do canal de acesso, será um dos portos mais profundos do Mercosul. Terá condições de se habilitar para captar, concentrar e tratar cargas oriundas da Bacia do Prata, como grãos da Argentina, Paraguai e Bolívia; minério de Mato Grosso do Sul e da Bolívia; madeiras do Uruguai; e contêineres da Argentina, Uruguai e Paraguai.
Fonte: www.portoriogrande.com.br
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