Crescimento

OCDE: Baixo crescimento do Brasil coloca em risco conquistas recentes

Redação TN Petróleo com Valor Econômico
09/02/2015 15:45
OCDE: Baixo crescimento do Brasil coloca em risco conquistas recentes Imagem: Divulgação Visualizações: 936

O relatório “Going for Growth” (Objetivo Crescimento), estudo realizado anualmente pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), será divulgado hoje (9) em Istambul, na Turquia, pelo secretário-geral Ángel Gurría e o vice-primeiro-ministro turco, Ali Babacan, visando a primeira reunião do G-20, com os ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais das maiores economias do mundo.

De acordo com o relatório, o desempenho econômico do Brasil ficou para trás na corrida ao mundo rico, já que o país parou de reduzir a diferença de renda per capita em relação às nações desenvolvidas e outros grandes emergentes nos últimos anos. Dentre as causas que inibem os baixos indicadores de crescimento, a entidade aponta a baixa produtividade do trabalho, os gargalos de infraestrutura, maior déficit e dívida pública.

A OCDE reconhece a desaceleração e fraqueza da retomada econômica após a crise financeira ao mesmo tempo que alerta ao governo brasileiro que devem ser tomadas medidas para que o país volte a crescer, como: a elevação da renda de pessoas pouco qualificadas, a redução de distorções no sistema tributário, a melhoria da capacidade de infraestrutura e a eliminação dos requerimentos de conteúdo nacional em projetos financiados por bancos públicos.

O relatório "Going for Growth" foi lançado em 2005 para ajudar a promover o crescimento econômico e melhorar o bem-estar dos cidadãos da OCDE. O relatório analisa as configurações de política estrutural e desempenho econômico, a fim de dar os responsáveis certas recomendações de reformas que podem aumentar o crescimento.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.