Royalties

Ompetro defende discussão profunda sobre redistribuição de recursos

Presidente da Ompetro, Armando Carneiro, admite discussão sobre redistribuição de royalties, mas inclui ICMS, royalties de extração mineral em geral e compensações sociais na análise do assunto.


09/04/2007 00:00
Visualizações: 1146

O presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Armando Carneiro, admite a possibilidade de discutir a redistribuição de royalties, mas adverte que não é uma questão simples.

Carneiro, que também é prefeito de Quissamã, município com maior renda de royalties per capita do país, parte nesta segunda-feira (09/04) para Brasília a fim de participar da marcha dos prefeitos ao Palácio do Planalto.

Um dos temas da reunião com mais de 3 mil representantes de prefeituras de todo o país é a possibilidade de que os royalties petrolíferos sejam distribuídos para todos os municípios brasileiros.

Na visão do prefeito fluminense, entretanto, a discussão é mais complexa do que observar que este ou aquele município recebe muitos recursos de royalties. "para pensar em redistribuir royalties é preciso pensar também em todas as atividades de exploração mineral no país, como o ouro, minério de ferro, inclusive a água, que também tem compensação por royalties quando há construção de hidrelétricas", pontua.

Carneiro admite que atualmente o petróleo está mais rentável do que todos esses minerais, mas pondera que esta conjuntura internacional pode mudar.

Além disso, é preciso considerar a questão do ICMS, que no caso do petróleo é sempre cobrado no destino, ao contrário de todos os outros produtos. "Se fosse cobrado na origem, o estado do Rio, que produz 80% do petróleo nacional, seria extremamente beneficiado. Considerando esse aspecto, se houver uma redistribuição de royalties para outros estados, certamente os prefeitos e os políticos regionais vão querer questionar essa determinação", antecipa.

Carneiro destaca, ainda, que a questão de que a extração petrolífera é extremamente impactante do ponto de vista econômico-social. "Os royalties não são impostos, são uma compensação em função desse impacto", explica e exemplifica:"Macaé é hoje o quinto município mais violento do país e isso tem a ver com o impacto da atividade petrolífera".

Em nome da Ompetro, o executivo, lembra, ainda, que todos os procedimentos para distribuição e cálculo de royalties faz parte da legislação federal e que alterações nesse aspecto estão além do fórum de prefeitos e envolvem aprovação do Congresso Nacional.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrogênio Verde
Estudo no RCGI mapeia regiões com maior potencial para p...
06/04/26
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23