Cluster Subsea

Onip conclui mapeamento de empresas para atender à indústria subsea

Onip (Organização Nacional da Indústria do Petróleo)
29/08/2014 10:16
Onip conclui mapeamento de empresas para atender à indústria subsea Imagem: Divulgação Aker. Visualizações: 596

A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) identificou aproximadamente 300 empresas com potencial para fazer parte do cluster subsea do Estado do Rio de Janeiro. Entre elas estão fornecedores de ferramentas robóticas, boias submarinas inteligentes, pigs (ferramentas de inspeção de tubulações), serviços de usinagem fina e nitretação de peças, e automação e controle.

“São, na maioria, pequenas empresas de base tecnológica mais avançada”, conta o superintendente de Tecnologia da Onip, Carlos Camerini, destacando que a maior parte desses fornecedores está na região metropolitana do estado.

O próximo passo será apresentar a essas empresas as demandas por produtos e serviços no segmento subsea, o que deverá ser feito por meio de encontros com as empresas-âncora do projeto, entre as quais estão a FMC, Aker Solutions, Subsea 7, Technip e Oceaneering.

O cluster subsea do Rio de Janeiro visa atrair e apoiar o desenvolvimento de fabricantes e subfornecedores de equipamentos submarinos para o estado. A iniciativa prevê a disponibilização de incentivos fiscais, infraestrutura básica, logística de escoamento, entre outros benefícios.

A Onip e o governo do Estado estimam que o Rio de Janeiro deva receber cerca de R$ 12 bilhões em investimentos para desenvolver novas tecnologias na área subsea e que, em cinco anos, o número de empresas da cadeia de suprimentos para equipamentos submarinos dobre.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Evento
Portos de Imbituba e Laguna apresentam potencial logísti...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Resultado
Petrobras lucra R$ 52,4 bilhões no segundo trimestre de 2026
07/08/26
Margem Equatorial
Firjan SENAI leva para o Amapá o programa Rede de Oportu...
07/08/26
Bacia de Santos
Oil States assina contrato para fabricação dos Jumpers R...
06/08/26
Internacional
Tarifaço EUA, Firjan Internacional elabora cartilha de a...
06/08/26
Bacia de Campos
Projeto Raia avança com novos marcos em um dos principai...
06/08/26
Drilling
Foresea completa 3 anos de liderança com frota contratad...
05/08/26
SOG 2026
SOG26 supera a edição anterior e reforça o papel estrat...
03/08/26
Pessoas
Shell Brasil inicia novo ciclo de liderança com João San...
03/08/26
Offshore
NUCLEP realiza novas entregas de estacas torpedo para a ...
03/08/26
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
Logística
Porto de Imbituba recebe navio porta-contêineres de 336 ...
27/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Setor Naval
A indústria naval voltou a movimentar o Brasil. E isso i...
24/07/26
Royalties
Valores referentes à produção de maio foram distribuídos...
23/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.