Preços

Opep ressalta ameaças à demanda por petróleo antes de reunião

Bloomberg, 14/09/2018
14/09/2018 12:26
Visualizações: 925

A Opep destacou uma série de riscos que estão surgindo na economia global e que poderiam prejudicar a demanda por petróleo em meio aos preparativos dos ministros para uma reunião sobre políticas de produção, o que representa uma mudança em relação à projeção do mês passado.

As tensões comerciais, o aperto monetário dos bancos centrais e os problemas financeiros de alguns países emergentes "constituem desafios para a tendência atual de crescimento econômico global", afirmou o departamento de pesquisa da organização em seu relatório mensal. "Será fundamental monitorar a incerteza nos mercados cambiais e financeiros."

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados encabeçados pela Rússia se reunirão em Argel no fim do mês para avaliar os mercados internacionais depois de terem resolvido ampliar a produção na última reunião, em junho. Os preços do petróleo são negociados perto do maior patamar em dois meses em Londres, a quase US$ 80 por barril, porque o surgimento de preocupações com a demanda decorrentes das tensões comerciais entre EUA e China é contrabalançado pela perda de oferta em países como Irã e Venezuela.

O relatório da Opep prevê também pequenos cortes na demanda por petróleo, o que reduz as estimativas de crescimento em 2019 em 20.000 barris por dia, para 1,41 milhão por dia. No entanto, ressaltou perigos iminentes que poderiam dificultar ainda mais o consumo, como a fragilidade das economias argentina e turca, a depreciação cambial na Índia e o protecionismo crescente.

É marcante a mudança de tom em relação ao relatório do mês passado, que observou que "o desenvolvimento econômico saudável e o aumento da atividade industrial" provavelmente respaldariam a demanda por combustíveis destilados.

Embora o encontro deste mês em Argel seja uma revisão do subcomitê, e não uma grande reunião oficial da Opep, a maioria dos grandes produtores participará. Os dados de oferta do relatório do grupo indicam que podem surgir tensões quando os ministros se reunirem.

A produção caiu ainda mais no Irã, um país-membro da Opep, registrando recuo diário de 150.000 barris, para 3,58 milhões por dia, em agosto. A Arábia Saudita — maior produtora da organização — ampliou a oferta novamente, para 10,4 milhões por dia, segundo o relatório.

Os dois países continuam em lados nitidamente opostos em relação aos detalhes do acordo fechado em junho. Os sauditas, respaldados por outras nações do Golfo e pela Rússia, afirmaram que a Opep havia concordado em adicionar cerca de 1 milhão de barris por dia aos mercados mundiais.

Por outro lado, o Irã, cuja oferta é pressionada pelas sanções dos EUA, afirma que o incremento acordado era muito menor e tem reclamado dos aumentos dos colegas.

Os acréscimos de produção dos sauditas nos últimos meses para preencher a lacuna deixada pelo Irã serão assunto quase certo nas negociações programadas para 23 de setembro na capital da Argélia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23