EUA

País acompanha de perto megacampos brasileiros

Valor Econômico
01/04/2009 04:23
Visualizações: 350

Biocombustíveis, petróleo e gás estão no centro das atenções do governo Barack Obama em sua relação com o Brasil. Segundo o secretário-adjunto de Estado dos EUA para a América Latina, Thomas Shannon, que esteve ontem em São Paulo, os EUA acompanham com bastante interesse as descobertas de Tupi e de outros megacampos e apostam alto nos futuros negócios envolvendo energia limpa com o país.

 

Mas, “como em qualquer economia, há contradições”, disse Shannon ao reagir às acusações que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito a Washington por defender energias limpas e ao mesmo tempo taxar o etanol de outros países, incluindo o brasileiro.

 

“As tarifas que existem sobre o etanol importado pelos EUA e os subsídios para promover etanol de milho são parte de um programa de longo prazo de desenvolvimento de etanol”, disse. “Nossa esperança é que ao construirmos uma iniciativa junto com o Brasil em favor de energias limpas e sobre mudanças climáticas que nosso Congresso entenda a importância em adotar uma nova visão sobre esses tipos de tarifas e subsídios. Mas isso é um processo, um processo que leva tempo.”

 

Shannon veio ao Brasil - anteontem ele esteve no Rio - para falar sobre as expectativas do governo Obama em relação à Cúpula das Américas, que ocorre entre os dias 17 e 19 em Trinidad e Tobago.

 

Em entrevista concedida ontem, o secretário disse que o governo tem um compromisso com o tema da energia renovável e com os biocombustíveis. “Essa é uma parte importante da nossa relação com o Brasil e nesse aspecto de nossa relação e obviamente estaremos aptos a aprofundar.” Mas o petróleo - a tradicional e poluente fonte de energia dos EUA - também mobiliza o governo Obama a olhar com atenção para o Brasil como potencial futuro fornecedor.

 

“Estamos bastante interessados no petróleo brasileiro e no gás brasileiro”, disse Shannon ao ser perguntado sobre as descobertas recentes dos campos de óleo na camada do pré-sal. “É óbvio que quando o Brasil começar a explorar suas descobertas e conhecer sua magnitude e procurar formas de explorá-las, nós estaremos muito interessados em continuar as conversações [com o Brasil].”

 

A Venezuela é um dos principais fornecedores de petróleo ao mercado americano. E apesar das diferenças políticas que dificultaram a relação entre o presidente Hugo Chávez e o ex-presidente George W. Bush, a Venezuela, disse Shannon, manteve seu status de fornecedor confiável. “As quantidades caíram um pouco, produção já não é tão alta como era. Mas acima de tudo o fornecimento de petróleo tem sido constante. Eles têm sido confiáveis. Essa é na verdade a parte da nossa relação que pode ser a base para uma relação melhor.”

 

A Venezuela, assim como a Bolívia, expulsaram recentemente os embaixadores americanos sob acusações de interferência em questões de política interna. Washington já abriu negociações com o boliviano Evo Morales, disse Shannon. E, disse ele, espera fazer o mesmo com Chávez.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23