Preços

Palocci descarta risco de alta na inflação devido ao preço do petróleo

O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, comentou nesta terça-feira (25/05), que não há riscos de uma alta da inflação por conta da alta de 4,48% no preço do barril de petróleo.

Agência Brasil
26/05/2004 00:00
Visualizações: 843

O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, comentou nesta terça-feira (25/05), que não há riscos de uma alta da inflação por conta da alta de 4,48% no preço do barril de petróleo. "Não acredito que estamos vivendo o choque do petróleo como na década de 70. Acho que é mais um fenômeno transitório. Não há elementos que demonstrem que há um problema estrutural na demanda ou na oferta de petróleo hoje no mundo", disse Palocci, que está em Xangai para participar da conferência do Banco Mundial sobre combate à pobreza.
Ele não arriscou, no entanto, quanto tempo levará para os preços se reduzirem. "Não sou tão ousado como o Furlan (ministro Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento), para quem em três semanas o preço já estará acomodado. Eu não sei prever. Gosto dos otimistas, por isso apóio o Furlan, mas é preciso acompanhar".
O ministro afirmou ainda que a turbulência no câmbio e no preço de commodities não chega a ser uma ameaça á meta de inflação, que não será alterada. "A inflação está tendo um
comportamento bom e é um resultado da política monetária, que foi bastante séria. Até somos criticados por sermos duros na inflação", ressaltou.
Palocci lembrou que a projeção da inflação no acumulado de 12 meses está em 5,26%, enquanto em março do ano passado a projeção estava em torno de 17%. "A política monetária conseguiu uma vitória importante contra a inflação e não há, no processo econômico do país, uma coisa que preocupe quanto à inflação". O ministro disse ainda que as previsões de inflação feitas pelos institutos de pesquisa para este ano já incorporaram uma expectativa de aumento de preços do petróleo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.