Portos

Pecém: Ibama faz mais exigências

Já se passam 14 meses desde que a segunda ampliação do Terminal Portuário do Pecém foi licitada e, até agora, as empresas contratadas ainda esperam a liberação do Ibama para poderem iniciar os trabalhos. O órgão havia dado o prazo

Diário do Nordeste (CE)
19/02/2013 10:15
Visualizações: 538 (0) (0) (0) (0)
Já se passam 14 meses desde que a segunda ampliação do Terminal Portuário do Pecém foi licitada e, até agora, as empresas contratadas ainda esperam a liberação do Ibama para poderem iniciar os trabalhos. O órgão havia dado o prazo até o fim de janeiro passado para terminar a análise do estudo ambiental das obras. No entanto, ontem, a assessoria de imprensa do Ibama informou que o prazo foi estendido e a expectativa, agora, é que a análise dos documentos da obra seja concluída no fim deste mês. 
 

O Ibama também emitiu ontem dois documentos com orientações técnicas para serem adotadas na ampliação do Porto do Pecém. As orientações fazem parte do processo de licenciamento ambiental e solicitam ao empreendedor da obra, a Secretaria de Infraestrutura do Ceará, a elaboração de novos estudos e documentos. Entre eles, o Programa de Educação Ambiental (PEA), que deverá apresentar o processo educativo para a mitigação dos impactos sobre o meio socioeconômico e direcionado aos grupos sociais da área de influência da obra.
 

As orientações do Ibama destacam que o PEA “deverá ser elaborado a partir de um diagnóstico socioambiental com o objetivo de definir projetos que considerem as especificidades locais e os impactos gerados pela atividade em licenciamento sobre os diferentes grupos sociais afetados nas áreas de influência. Este diagnóstico deverá fundamentar-se em metodologias participativas, constituindo-se em etapa inicial do PEA; sendo elaborado e executados por profissionais habilitados e experientes com o uso de tais ferramentas e com o trabalho com comunidades vulneráveis”.
 

O órgão ressalta ainda que “o PEA deverá ser formulado e executado de modo a buscar sinergia com políticas públicas e instrumentos de gestão em implementação na área de influência do empreendimento”.
 
 
Trabalhadores
 
 
Além do PEA, o Ibama exige a elaboração do Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT), este direcionado aos trabalhadores, diretos e terceirizados, envolvidos tanto na instalação e quanto na operação do empreendimento.
 

O órgão destaca ainda que o PEA e o PEAT devem prever “um processo de avaliação permanente e continuada, com base em um sistema de monitoramento com metas e indicadores de processos e resultados, sob acompanhamento e avaliação deste Instituto. A avaliação permitirá as adequações necessárias à otimização do trabalho e ao alcance dos objetivos propostos”, diz um dos documentos emitidos ontem pelo Ibama”.
 
Comunicação
 

O outro documento emitido ontem pelo Ibama para as obras do Pecém diz respeito às orientações que o empreendedor deve adotar durante elaboração e análise dos Programas de Comunicação Social. Segundo o Ibama, o objetivo do Programa de Comunicação Social é “informar a população da área de influência do empreendimento sobre os impactos ambientais e repercussões no cotidiano da sociedade local durante as diferentes etapas do processo de licenciamento ambiental, do cumprimento das condicionantes das licenças, da execução e acompanhamento dos programas ambientais, do andamento das obras e demais assuntos de interesse público”. 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras participa da OTC 2025, em Houston (EUA)
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Combustíveis
Etanol e gasolina estão quedas nos preços em abril, apon...
01/05/25
Startups
Concluída a avaliação das startups inscritas na primeira...
01/05/25
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
Pessoas
Paulo Cesar Montagner toma posse como 14º reitor da Unicamp
30/04/25
Etanol
Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de...
30/04/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC HOUSTON 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22