Pesquisa e Tecnologia

Pequenas empresas chegam ao Parque Tecnológico do Rio - UFRJ

Seis novas empresas foram aprovadas pelo Conselho Diretor para ocupar espaços em prédios compartilhados do Parque Tecnológico do Rio de Janeiro. São elas: Aquamet, Ambidados, Ambipetro, Inovax, Virtualy e Maemfe.

Redação
22/12/2011 18:10
Visualizações: 665 (0) (0) (0) (0)
Seis novas empresas foram aprovadas pelo Conselho Diretor para ocupar espaços em prédios compartilhados do Parque Tecnológico do Rio de Janeiro. São elas: Aquamet, Ambidados, Ambipetro, Inovax, Virtualy e Maemfe. Dessas, quatro são empresas graduadas da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, duas delas spin-off de laboratórios da própria universidade.

Como todas são de base tecnológica e voltadas para a inovação, entrar no parque da UFRJ representa a oportunidade de se estar perto dos centros de P&D da universidade e das grandes empresas ali instaladas, e continuar a crescer em um ambiente de inovação.


Sobre as empresas:

Aquamet - empresa residente na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ desde outubro de 2007. Atua no desenvolvimento de serviços e produtos para área de meteorologia, entre eles o cálculo de garantia física para aproveitamento energia eólica, qualidade do ar, dispersão de óleo do mar, planejamento e operação de usinas hidrelétricas, comercialização de energia e monitoramento ambiental operacional. Alguns de seus produtos surgiram a partir de pesquisas no LAMCE (Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia).

Ambidados - foi criada em 2007, a partir de um spin-off do LIOc (Laboratório de Instrumentação Oceânica), e instalada na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ. Atuante nos setores offshore, onshore e inshore, a Ambidados oferece serviços e produtos para a indústria de petróleo e gás, com foco no monitoramento ambiental. Em 2010, a empresa ganhou o prêmio Rio Export na categoria revelação pequena empresa. Neste ano, as exportações da Ambidados somaram US$580 mil.

Inovax - desenvolve soluções em telecomunicações para uso profissional de alta performance, com ênfase especial no segmento de mesas de operações financeiras e centros de decisão. A empresa atua no mercado de Engenharia Eletrônica, Telecomunicação e TI desde 1989, desenvolvendo produtos ou soluções on-demand. No inicio de 2007, a Inovax instalou seu núcleo de pesquisa e desenvolvimento na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ.

Virtualy - empresa residente na Incubadora da Coppe/UFRJ desde 2009, é um spin-off do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia - LAMCE/COPPE. A empresa é especializada no desenvolvimento de diversos simuladores - de aviões a guindastes. Seus produtos são os primeiros simuladores desenvolvidos com tecnologia totalmente nacional.

Ambipetro - criada em 2003 pelos fundadores da OceanSat, empresa graduada na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ que foi vendida, a Ambipetro é especializada em prover soluções para os setores de energia e meio ambiente. Seus produtos e serviços são focados em medições meteo-oceanográficas realizadas através de satélites, sensores e radares. A Petrobras é um dos principais clientes.

Maemfe - empresa metalúrgica com 26 anos de experiência na transformação de materiais em produtos. Fundada por um ex-aluno da COPPE, a Maemfe é desenvolvedora e fornecedora de peças para os mais variados setores, inclusive empresas inovadoras. O centro no Parque estará focado apenas em P&D, deixando as atividades industriais para outros centros. Já existem parcerias firmadas entre a empresa e setores da UFRJ.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrogênio Verde
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de h...
18/09/25
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Apoio Offshore
Omni Unmanned e SwissDrones concluem teste de UAV em pla...
18/09/25
Estudo
Cultura de inovação promove competitividade, sustentabil...
18/09/25
Contrato
OceanPact assina contratos com a Petrobras para monitora...
18/09/25
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23