Diesel

Petrobras amplia testes para produção de diesel com conteúdo renovável em seu parque de refino

Além da Repar, que já comercializa o produto, mais três refinarias realizaram testes e estão aptas para a produção do Diesel R5

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
30/01/2024 11:07
Petrobras amplia testes para produção de diesel com conteúdo renovável em seu parque de refino Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1792

A Petrobras ampliou os testes em suas unidades com o objetivo de aumentar a capacidade de produção do combustível com conteúdo renovável em seu parque de refino. Além da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar, PR), que já faz a comercialização do produto, foram realizados testes de produção na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC, SP), Refinaria Duque de Caxias (Reduc, RJ) e Refinaria de Paulínia (Replan, SP).

O Diesel R5 está sendo gerado a partir do coprocessamento de derivados de petróleo (parcela mineral) com matérias-primas de origem vegetal, como óleo de soja. Esse novo combustível é uma alternativa sustentável para os veículos do ciclo diesel, pois a redução das emissões associada à parcela renovável é de ao menos 60 % em comparação com o diesel mineral, podendo ser até maior a depender da matéria-prima utilizada.

Pioneirismo da Petrobras

A redução das emissões de gases de efeito estufa é um desafio global imposto pelas mudanças climáticas, para a qual a indústria de óleo e gás tem papel fundamental. Uma das principais ações na construção da rota de descarbonização é a adaptação do esquema tradicional de refino de petróleo, viabilizando o processamento de matérias-primas de origem renovável e reduzindo a intensidade de carbono dos produtos.

No caso da Petrobras, o Diesel R5 (com 5% de conteúdo renovável) é resultado do desenvolvimento de uma tecnologia própria, concebida e desenvolvida no Centro de Pesquisas (Cenpes), testada e aprovada em produção industrial nas refinarias.

Suportada em excelentes resultados, a Petrobras fez o lançamento oficial do Diesel R5 para o mercado e, em setembro de 2022, foi concluída a primeira venda do produto na Repar. Hoje, a refinaria está apta a produzir o Diesel R5 em suas duas unidades de hidrotratamento, com certificação internacional ISCC Plus (International Sustainability and Carbon Certification) e ISCC EU (conforme RED Renewable Energy Directive), reconhecendo sua contribuição no abatimento de emissões de gases de efeito estufa.

Ampliar a produção é compromisso com a transição energética justa

No fim do ano passado, mais três refinarias entraram em processo de testes de produção de Diesel R5. A RPBC e a Reduc receberam adaptações em suas infraestruturas logísticas e em unidades de processo de hidrotratamento, tornando-se também aptas à produção do Diesel R5. Por seu lado, a Replan também já realizou seu primeiro teste, está ultimando os ajustes de infraestrutura logística e apta à produção.

Segundo o diretor de Processos Industriais e Produtos, William França, este é um marco na trajetória de descarbonização da Petrobras. “Coerentes com as demandas da sociedade e com um mundo em transformação, estamos adaptando nossas refinarias com unidades de coprocessamento, a partir de correntes renováveis. Nosso compromisso é com a transição energética justa e a sustentabilidade cada vez maior de nossos produtos”.

De acordo com o Plano Estratégico 2024-28, no segmento de biorrefino será investido cerca de US$ 1,5 bilhão. Também estão previstos recursos para instalação de plantas dedicadas de bioquerosene de aviação e diesel 100% renovável na RPBC e no GASLUB, que serão concluídas após 2028.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.