Óleo e Gás

Petrobras arremata 34 blocos em leilão do Golfo do México

A Petrobras arrematou, na última segunda-feira (20), 34 blocos no leilão (Lease Sale 204) promovido pelo órgão regulador norte-americano para atividades no mar, o Minerals Management Service (MMS). A companhia apresentou ofertas para 40 blocos, e obteve o terceiro maior número de propostas venc

Da redação
24/08/2007 00:00
Visualizações: 650
O leilão teve como foco a região oeste do Golfo do México, onde a companhia apresentou ofertas para 40 blocos, sendo a maior proponente em 34, pelo valor total de US$ 29,3 milhões. Com esse resultado, a Petrobras assegurou 100% de participação e a condição de operadora em 20 blocos. Nos demais 14 blocos, arrematados em parceria com a americana Devon Energy, que será a operadora, a participação da Petrobras é de 50%.

Todos os blocos estão localizados nas áreas-foco de atuação da companhia no Golfo do México: 13 em águas rasas, para a exploração de reservatórios profundos para gás natural; e 21, em águas profundas e ultraprofundas, nos quadrantes East Breaks, Alaminos Canyon and Keathley Canyon, visando aos reservatórios portadores de óleo. Tão logo esses blocos recebam a confirmação do MMS, serão incorporados à carteira de projetos exploratórios, totalizando 313 blocos, dos quais 177 operados pela Petrobras.

O sucesso no atual leilão atende às prioridades fixadas pela Petrobras em seu Plano Estratégico, que inclui o setor americano do Golfo do México entre as áreas prioritárias para investimentos fora do Brasil. Assim, a Companhia amplia a sua carteira nas atividades de exploração e produção nas águas profundas e ultraprofundas do Golfo do México americano, onde está associada a outras empresas petrolíferas, com participações em três das maiores descobertas já realizadas naquela região.

Dessas, a Petrobras é a operadora nos campos de Cascade e Chinook, com participações de 50% e 66,7%, respectivamente. Nesses campos, será utilizada pela primeira vez em águas ultraprofundas americanas, uma embarcação de produção, armazenagem, e transferência (Floating Production, Storage and Offloading - FPSO), cujo início da produção está previsto para 2009. O restante desses dois campos tem a participação da Devon Energy e da Total E&P USA, Inc.

No momento, a Petrobras está avaliando os dados geológicos e geofísicos, objetivando a sua participação, no próximo dia 3 de outubro, no leilão (Lease Sale 205), que ofertará os blocos localizados na região central e leste do Golfo do México.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.