E&P

Petrobras assina acordo para procurar petróleo em Portugal

Agência Lusa
18/05/2007 03:00
Visualizações: 1153

A Petrobras e as portuguesas Galp e Partex assinam nesta sexta-feira (18/05) um contrato de concessão para a exploração de petróleo na Bacia Lusitaniana, ao largo da cidade de Peniche (distrito de Leiria, oeste de Portugal), num investimento total previsto de 400 milhões de euros (cerca de R$ 1 bilhão), afirmou à Agência Lusa fonte ligada ao processo.

O consórcio que vai explorar quatro blocos petrolíferos a 60 quilômetros da costa é constituído pela Petrobras, que detém 50%, a Galp Energia, com uma participação de 30%, e a Partex, com 20%.

O projeto de pesquisa em águas profundas, que poderá atingir os 5 mil metros, deverá ser realizado em quatro anos. A partir desse ano, se houver indícios que apontem para a existência de um sistema petrolífero na área, o consórcio deverá efetuar duas perfurações em cada bloco.

Estudos geológicos

Paralelamente, três universidades contratadas pela Petrobras - Universidade Federal de Sergipe e as lusas Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra - estão desenvolvendo estudos geológicos em terra.

O projeto Atlantis, que começou em março e vai durar dois anos, visa a estudar a Bacia Lusitaniana, ou Lusitânica, em terra, para servir de "guia" ao que poderá ser encontrado em águas profundas.

A Petrobras e a Galp assinam também nesta sexta-feira um acordo na área de biocombustíveis. Fonte oficial da Petrobras, contactada pela Agência Lusa, não quis adiantar detalhes sobre os acordos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.