A Petrobras e a petroleira estatal turca, a TPAO, atuarão em parceria na exploração e produção de dois blocos no Mar Morto. Cada empresa tem participação de 50% no empreendimento.
RedaçãoEm cerimônia realizada nesta quinta-feira (17/08), a Petrobras e a companhia de óleo estatal turca TPAO (Türkýye Petrollerý Anoným Ortaklidi) assinaram dois contratos para exploração em águas profundas do Mar Negro.
A Petrobras e a TPAO atuarão em parceria, sendo 50% a participação de cada empresa, na exploração e produção dos blocos 3920 (Kirklarelli) e 3922 (Sinop). Os blocos apresentam um grande potencial geológico, com possibilidades de serem encontrados grandes volumes de hidrocarboneto.
No bloco Kirklarelli, situado na parte oeste do setor turco do Mar Negro, a profundidade média de água é de 1.200 metros. No outro bloco (Sinop) situado na parte mais oriental, a profundidade é de cerca de 2.200 metros.
Segundo avalia a Petrobras, a região turca do Mar Negro é ainda bastante inexplorada, mas apresenta perspectivas de bons resultados. A Turquia é um país cercado por importantes bacias produtoras e seu território é cortado por uma grande rede de dutos de óleo é gás que abastecem a Europa.
"A entrada da Petrobras na Turquia está em linha com o Planejamento Estratégico da Petrobras de trabalhar como uma empresa integrada de energia, com expansão seletiva de suas atividades internacionais", destaca a companhia.
Fale Conosco