Logística

Petrobras, CSN e Gerdau fecham acordo sobre Itaguaí

A Petrobras vai desenvolver em conjunto com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e com a Gerdau um projeto de ocupação da área do porto de Itaguaí, no Estado do Rio, para suas operações de apoio marítimo ao pré-sal e para a constru&cce

Valor Econômico
16/03/2011 09:41
Visualizações: 832 (0) (0) (0) (0)
A Petrobras vai desenvolver em conjunto com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e com a Gerdau um projeto de ocupação da área do porto de Itaguaí, no Estado do Rio, para suas operações de apoio marítimo ao pré-sal e para a construção de terminais de armazenagem de combustíveis líquidos. O projeto deverá ser desenvolvido e acordado até o fim do semestre.
 

Segundo o gerente-geral da área de Logística de Exploração e Produção da Petrobras, Ricardo Albuquerque Araújo, apesar de o acordo ainda não ter sido fechado, a ideia é que cada empresa tenha uma atuação independente. "O acordo será somente para a base portuária. Vai ser uma estrutura única para atender à operação das três empresas", afirmou.
 

O projeto prevê a construção de um píer com berços de atracação para navios a serviço das três empresas. A expectativa é de que os negócios no porto sejam iniciados em 2014, quando a produção de petróleo do pré-sal começará a ganhar maior importância, com a instalação de novas unidades de produção.
 

A CSN e a Gerdau, por sua vez, usarão o porto para exportar e importar minério de ferro. Para a Petrobras, o objetivo é atender as suas próprias necessidades logísticas, tanto para apoio às plataformas como o de recebimento de petróleo do pré-sal.
 
 
O gerente descartou a possibilidade de arrendamento das áreas para outra petrolífera, caso não esteja utilizando toda a capacidade. "Não vamos facilitar a entrada de concorrentes na logística. Se quiserem, eles que construam seu próprio porto", brincou.
 
 
Albuquerque descartou a utilizar áreas no Porto do Açu, de Eike Batista, em São João da Barra, também no Rio de Janeiro.
 

O executivo disse ainda que a Petrobras poderá dobrar os investimentos em logística nos próximos anos. Com as previsões de aumento de produção em 100% dentro de 10 anos, podendo chegar a 5 milhões de barris de petróleo por dia em 2020, a expectativa dentro da estatal é de que o volume de embarcações de apoio marítimo também dobre, só que mais cedo, dentro de cinco anos.
 

"Na Bacia de Campos, não tivemos condições de crescer de forma planejada porque não sabíamos qual era o tamanho das áreas. O pré-sal já nasceu grande. Quando nasce grande, a gente tem condições de fazer um planejamento muito mais adequado de suporte e logística", disse.
 

Todos os recursos logísticos da estatal são contratados. Ela não possui nenhuma aeronave ou embarcação própria. Hoje são utilizadas 85 aeronaves, mas o número não deverá dobrar, porque a intenção é passar a usar unidades de maior porte do que atualmente.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.