Empresas

Petrobras dá prazo a estaleiro EAS para substituir Samsung

De acordo com o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o estaleiro tem poucos dias. A Petrobras tem respaldo contratual para cancelar encomendas bilionárias com o Atlântico Sul caso o estaleiro não providencie um outro parceiro que detenha tecnologia para subs

Agência Reuters
25/04/2012 08:49
Visualizações: 409
A Petrobras tem respaldo contratual para cancelar encomendas bilionárias com o Atlântico Sul caso o estaleiro não providencie um outro parceiro que detenha tecnologia para substituir a coreana Samsung, que deixou a sociedade por problemas entre os acionistas.

A Transpetro, subsidiária da Petrobras para logística, deu prazo para que o estaleiro controlado pelas construtoras Camargo Corrêa e Queiroz Galvão consiga um sócio com tecnologia em construção naval, afirmou na terça-feira (25) o presidente da empresa, Sérgio Machado.

"O estaleiro Atlântico Sul está buscando novo parceiro que é indispensável para que possamos atingir produtividade... Demos prazo... poucos dias", afirmou ele a jornalistas, após palestrar em evento na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

O executivo, porém, evitou informar quanto tempo foi dado ao Atlântico Sul para o cumprimento desta cláusula no contrato que prevê a manutenção de um sócio com expertise, e ponderou que não é fácil atrair um parceiro em pouco tempo. A notícia da saída da Samsung do EAS foi dada em meados de março. "Ninguém está preparado para tomar uma decisão dessas em um mês", afirmou.

A Transpetro encomendou 22 navios ao EAS, num total de 3,1 bilhões de dólares em encomendas. Além disso, a Petrobras, via a empresa intermediária Sete Brasil, contratou sete sondas de perfuração com perspectiva de serem construídas no mesmo estaleiro.

A encomenda das sete sondas recebida pelo EAS está avaliada em US$ 4,6 bilhões.

"Essas questões estão previstas em contrato... Não queremos usar contrato; queremos é construir navios e tornar o estaleiro competitivo... na hora certa, o contrato nos garante, e nós vamos usar", afirmou Machado. "Com certeza não seremos enrolados eternamente porque essa não é a nossa característica", acrescentou.

Os sócios Camargo Corrêa e Queiroz Galvão não estariam se entendendo com a Samsung havia algum tempo. Insatisfeito com a pequena fatia de 6% no empreendimento, segundo fontes, o grupo não teria aceitado transferir sua tecnologia para o EAS, culminando no atraso de cronogramas e desajustes na entrega de embarcações.

A Samsung acabou deixando o estaleiro justamente quando a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, apoiava a empresa coreana, falando que o grupo deveria ter um aumento na sua participação acionária.

O novo sócio do estaleiro terá que colocar US$ 400 milhões no projeto para ficar com 30% da companhia, disse uma fonte recentemente à 'Reuters'.

As construtoras Camargo Corrêa e Queiroz Galvão, que hoje possuem 50% do estaleiro cada, negociavam com várias empresas, segundo a fonte.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Descarbonização
ABPIP e ANP debatem novas regras de descarbonização do m...
19/08/26
Navalshore
Sotreq leva a Navalshore 2026 soluções em peças, motores...
19/08/26
Diesel
Vibra lança o Supera Plus, o único diesel premium desenv...
19/08/26
Termelétrica
Eneva e GE Vernova iniciam operações na usina Azulão
19/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra 32ª edição com movimentação...
19/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.