Participação

Petrobras decide ter apenas 10% de campo venezuelano

Agência Estado
31/03/2008 17:20
Visualizações: 135 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras decidiu ficar com apenas 10% da participação no campo venezuelano de petróleo pesado, por falta de clareza nos dados exploratórios, informou hoje o diretor de Abastecimento e Refino da estatal, Paulo Roberto Costa. Inicialmente, a estatal participaria com 40%, ante os 60% da PDVSA, estatal petrolífera da Venezuela. A exploração do campo com reservas de óleo ultrapesado faz parte do acordo entre as duas empresas para os investimentos na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Na refinaria, a PDVSA ficará com 40%, enquanto a Petrobras terá 60%.

 

Segundo Costa, inicialmente a idéia era de que construir uma planta de pré-refino do óleo de Carabobo, na Venezuela, para cerca de 200 mil barris por dia. Desse volume, 100 mil seriam enviados para serem processados na refinaria de Pernambuco. Outros 100 mil seriam a parte da Petrobras, que ela poderia exportar.


 

"Nossa participação na refinaria de Pernambuco viria por meio de 100 mil barris de óleo produzido em Marlim, na Bacia de Campos. Portanto, poderíamos fazer o que quiséssemos com nossa parte venezuelana", explicou, lembrando que com o pré-refino o óleo de Carabobo seria bastante valorizado, já que poderia passar de 8 graus API para 32 graus API (medida inglesa que mede a viscosidade e qualidade do óleo - quanto mais alta a gradação, mais leve e de maior valor é o óleo).


 

Com a nova composição acionária, porém, a Petrobras terá apenas controle sobre 20 mil barris diários. A PDVSA continua a deter 60% e outros 30% iriam a leilão. Costa afirmou que, "na hipótese deste leilão ocorrer, a Petrobras não vai participar". "Com as informações que temos hoje sobre o campo não temos condições de assumir um risco maior do que entrar com apenas 10%. Obviamente que essa posição pode mudar novamente e voltarmos ao porcentual anterior. Mas existe uma série de cláusulas sobre as quais há a necessidade de obter maior clareza", afirmou.


 

Sem detalhar quais seriam os obstáculos que hoje impedem a assinatura final do contrato estabelecendo o estatuto da refinaria e oficializando a parceria, ele apenas citou que dentro dos próximos 60 dias a Petrobras pretende finalizar este processo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
ANP divulga dados consolidados em inglês do setor regula...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Valge se prepara para comemorar 30 anos com foco no cres...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Em sua 4ª edição, SOG25 supera expectativas e já tem dat...
28/07/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras fortalecem parcerias e di...
28/07/25
Combustíveis
ANP vai rever atividade de formulação de gasolina e óleo...
28/07/25
GNV
Naturgy anuncia redução de tarifas de gás natural em agosto
28/07/25
Gás Natural
Petrobras atualiza preços do gás natural para distribuidoras
28/07/25
ANP
Inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 202...
28/07/25
Drilling
Foresea se consolida na liderança do setor de perfuração...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas encerra quarta edição com anúncios da ...
28/07/25
Aviação
Firjan projeta volume dos combustíveis sustentáveis de a...
28/07/25
Combustíveis
Etanol registra variação mista entre os dias 21 e 25 de ...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae participa da abertura do Sergipe Oil&Gas 2025
24/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22