E&P

Petrobras descobre campo de óleo leve no Espírito Santo

O campo de Caxaréu, situado na parte norte da Bacia de Campos, tem potencial de produção de 10 mil barris por dia e reservas `in place` de 570 milhões de barris de óleo de 30º API.

Redação
05/03/2007 00:00
Visualizações: 2178

A Petrobras descobriu reservatórios de óleo de 30º API no campo denominado de Caxaréu, situado na porção norte da Bacia de Campos. Segundo a empresa, os testes realizados indicam potencial de produção de 10 mil barris por dia e os estudos geológicos preliminares indicam volumes de óleo `in place` de 570 milhões de barris. No entanto, ainda deverão ser feitos estudos adicionais para avaliar as reservas recuperáveis do novo campo.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, comentou, nesta segunda-feira (05/03), que ainda é muito cedo para definir o volume recuperável, mas estima que possa ser extraído cerca de 30% do volume total, o que é considerado a média na indústria petrolífera.

A petroleira informa que o poço perfurado encontrou os reservatórios que estão situados abaixo de um espessa camada de sal em lâmina d`água de 1.011 metros e profundidade total de 4.862 metros. O campo de Caxaréu situa-se no antigo bloco BC-60, no litoral do Espírito Santo, a cerca de 120 km a sul da cidade de Vitória e 13 km a sudoeste do campo de óleo de Jubarte.

A descoberta foi constatada durante os trabalhos desenvolvidos no Plano de Avaliação de Descoberta do poço 1-ESS-121-ESS, em área operada pela Petrobras, que possui 100% da concessão. A declaração de comercialidade do campo foi entregue à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em dezembro de 2006.

O diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, esclarece que o campo de Caxaréu é um novo horizonte em uma área de exploração já conhecida.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
Macaé
Foresea participa do WSOP 2026 e reforça que segurança é...
11/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.