Cooperação

Petrobras e FMC assinam acordo para tecnologia inédita em águas profundas

A Petrobras e a empresa norte-americana FMC Technologies assinaram ontem (19), um acordo de cooperação tecnológica para implantar o primeiro sistema de separação submarina água-óleo (SSAO) a ser utilizado para óleo pesado em águas profun

Agência Petrobras
20/08/2009 09:50
Petrobras e FMC assinam acordo para tecnologia inédita em águas profundas Visualizações: 779 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras e a empresa norte-americana FMC Technologies assinaram ontem (19), um acordo de cooperação tecnológica para implantar o primeiro sistema de separação submarina água-óleo (SSAO) a ser utilizado para óleo pesado em águas profundas, no mundo.

O SSAO possibilitará uma significativa redução da quantidade de água produzida que chega à plataforma, o que aumentará a capacidade de tratamento de óleo da infra-estrutura instalada e, em conseqüência, contribuirá para um maior fator de recuperação (quantidade de óleo que poderá ser extraída). Além disso, poderá simplificar os sistemas de produção (plataformas) devido à instalação do separador no fundo do mar, entre outras vantagens.

O acordo foi assinado no edifício-sede da Petrobras no Rio de Janeiro, com a presença da gerente executiva de Engenharia de Produção da área de E&P (Exploração e Produção) da Petrobras, Solange Guedes, e do presidente da FMC Technologies do Brasil, Nelson Leite, além de demais profissionais da área de E&P da Petrobras, do Cenpes e da FMC envolvidos no projeto.

Durante a assinatura, Solange Guedes destacou a importância de se desenvolver soluções tecnológicas no fundo do mar para a Bacia de Campos. “A solução submarina, além de trazer longevidade para a Bacia de Campos, aumenta o fator de recuperação", disse.

Nelson Leite agradeceu a confiança da Petrobras no projeto: “Estamos muito honrados em ter conseguido viabilizar o projeto junto com a Petrobras e com a confiança que a empresa depositou nele”.

Construído no Brasil pela FMC Technologies do Brasil, empresa especializada em equipamentos submarinos para a área de petróleo, o protótipo será instalado no campo de Marlim em meados de 2011.

Marlim foi identificado como o cenário para a primeira instalação dessa tecnologia por ter uma considerável reserva de óleo pesado, estar localizado em águas profundas e ser um campo maduro. O sistema processará diariamente 22 mil barris de líquido.  

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Em edição comemorativa de 10 anos, publicação da Federaç...
13/06/25
E&P
ANP aprova resolução com requisitos para cumprimento do ...
12/06/25
Firjan
Edição especial do Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan...
09/06/25
ANP
ANP publica painel dinâmico de atividades e investimento...
09/06/25
Parceria
BRAVA Energia anuncia parceria e venda de 50% de infraes...
06/06/25
Homenagem
Presidente da PortosRio recebe título de Cidadão Honorár...
06/06/25
Apoio Offshore
CBO fecha 2024 com expansão da frota, avanços em sustent...
06/06/25
Firjan
Receitas do petróleo não suportam mais taxas e inseguran...
06/06/25
Rio de Janeiro
Porto Sudeste reduz em quase 80% as emissões de gases de...
05/06/25
Pré-Sal
Shell aumentará participação no projeto operado de Gato ...
05/06/25
Oferta Permanente
Edital do leilão da Oferta Permanente e marco do Licenci...
04/06/25
Perfil Empresa
Geogin: Tecnologia e Especialização a Serviço da Gestão ...
04/06/25
Sergipe Oil & Gas 2025
No próximo dia 03/06 acontece o evento de lançamento do ...
30/05/25
Investimentos
Transpetro lança licitação para entrada no segmento de o...
30/05/25
Pré-Sal
FPSOs da MODEC impulsionam produção de petróleo e gás, s...
30/05/25
Parceria
ANP faz parceria com Marinha para início de trabalhos pa...
26/05/25
Pré-Sal
Consórcio de Libra anuncia primeiro óleo do FPSO Mero-4 ...
26/05/25
Rio de Janeiro
PortosRio participa do IV Fórum de Soluções do Porto Mar...
23/05/25
Pré-Sal
ANP autoriza entrada em operação de plataforma no campo ...
22/05/25
Resultado
Produção de petróleo em regime de partilha ultrapassa pe...
20/05/25
Margem Equatorial
Petrobras consegue do Ibama autorização de simulado em á...
20/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22