Startups

Petrobras e Repsol apresentam suas estratégias de transformação digital junto da Firjan SENAI

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
01/07/2021 20:04
Visualizações: 1156 (0) (0) (0) (0)

Websérie Firjan Óleo, Gás e Naval apresentou os editais de Inovação para atacar os gargalos deste mercado com o auxílio de starups

Gigantes do mercado de óleo e gás, como Petrobras e Repsol, apostam em editais de inovação com apoio da Firjan SENAI para selecionar startups e impulsionar a transformação digital. Na Websérie Firjan Óleo, Gás e Naval, de 29/6, especialistas discutiram a transformação digital no processo de inovação nessa indústria. Eric Cardona Romani, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Firjan SENAI, pontuou a necessidade de que as empresas tenham maturidade tecnológica prévia para detectar os seus gargalos.

PublicidadeA Firjan SENAI está provocando uma série de editais de Inovação junto a empresas âncoras, que abrem oportunidades para start-ups: "Os Institutos SENAI trazem segurança operacional para as empresas e acompanham as start-ups que entram nos projetos. Além disso, na área de educação, investimos na formação de mão de obra qualificada para o mercado", relatou Cardona.

A rede dos 26 Institutos SENAI de Inovação no país, da qual a Firjan faz parte, apoia soluções inovadoras, em especial para o mercado de petróleo e gás. "Por exemplo, para a Petrobras, desenvolvemos a gameficação em situações do trabalho, que engaja quem está na operação, mas também dá visibilidade para quem não está embarcado", contou Cardona.

Start-up no uso de soluções inovadoras

"Expandimos nosso ecossistema de inovação, com uma start-up interna e editais para conectar as externas. Já contratamos 20 start-ups. São 32 desafios, que totalizam

R$ 22 milhões em investimento. A gente quer intensificar a cooperação com as empresas de todos os portes em busca de inovação", salientou Hercules Padilha, gerente de Transformação Digital na Petrobras, ao apresentar o edital Conexões para Inovação da empresa. Padilha mostrou cases de inovação na companhia, como o de realidade mista, "Das telas do cinema à realidade de petróleo e gás", inspirado no capacete usado pelo super-herói Homem de Ferro.

Junto à Repsol, a Firjan SENAI desenvolve projetos de realidade virtual, interligando tecnologias. São formas de monitorar um ambiente real através de cópia no virtual. Tamara Garcia Bermejo, gerente de P&D na Repsol Sinopec Brasil, afirmou que a digitalização passou a fazer parte do centro de operações da empresa. "Tivemos que desenvolver canais de inovação no Brasil e, para isso, trabalhamos em parceria com a Firjan SENAI. Desenvolvemos editais e questões de supercomputação, de ferramentas únicas que permitem otimizar ações de perfuração", exemplificou.

Divulgação

"Temos uma estratégia de inovação para a qual dedicamos vários milhões de euros por ano globalmente. No Brasil, destaco a parceria com o SENAI, que possui um papel fundamental na formação de mão de obra nas áreas de inovação e digital, não só para o óleo e gás, mas também para outras indústrias. A qualidade da infraestrutura de inovação instalada nas unidades Firjan SENAI faz com que os profissionais formados lá sejam disputados por vários setores, além do industrial, como o bancário e o médico", sintetizou Tamara.

Mediador do evento Heber Bispo, coordenador da Cadeia de Valor Petróleo, Gás e Naval na Firjan, avaliou: "Cada vez que avançamos em tecnologia e inovação de petróleo e gás, toda a cadeia se beneficia. A transformação deve ocorrer também na cultura corporativa para que a inovação ocorra. Além disso, tanto Petrobras como Repsol e outras grandes empresas disponibilizaram equipamentos para ajudar em pesquisa e enfrentamento da pandemia".

Para assistir a este Webinar na íntegra acesse o link https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=__WfrPsFWWY&feature=youtu.be

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
Paraná
Compagas lidera avanços no mercado livre de gás
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Projetos offshore ampliar segurança energética no Brasil...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Mulheres no Midstream: painel reúne histórias inspirador...
11/09/25
PPSA
Com 176,5 mil bpd, produção de petróleo e gás natural da...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Exposição da Rio Pipeline 2025 destaca inovações em ener...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
11/09/25
Produção
Produção de petróleo e gás natural da União alcançam nov...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Brasil e Argentina estão próximos de acordo sobre comérc...
11/09/25
Combustíveis
Diesel fica mais caro em agosto na comparação com julho,...
11/09/25
São Paulo
FIEE 2025 mostra que mobilidade elétrica conecta indústr...
11/09/25
Refino
Petrobras produz SAF com conteúdo renovável na Revap
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Novo duto com 2 mil km para atender ao agronegócio do Ce...
11/09/25
Biocombustível
OceanPact e Vast Infraestrutura iniciam testes com bioco...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
ITP Brasil apresenta soluções de engenharia de alta perf...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Panorama dos investimentos em infraestrutura de dutos e ...
10/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23