Tecnologia

Petrobras e UFPE inauguram um dos mais modernos centros de pesquisa em exploração e produção

A Petrobras e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inauguram nesta quinta-feira (6), às 10 h, as novas instalações do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA). Com infraestrutura de ponta, o CEERMA é hoje um dos mais modernos laboratórios do mundo para ensaios

Agência Petrobras
06/08/2009 09:03
Petrobras e UFPE inauguram um dos mais modernos centros de pesquisa em exploração e produção Visualizações: 1323

A Petrobras e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inauguram nesta quinta-feira (6) às 10h , novas instalações do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA). Com infraestrutura de ponta, o CEERMA é hoje um dos mais modernos laboratórios do mundo para ensaios de confiabilidade e análise de risco na engenharia de poços. O centro permitirá a realização de testes virtuais de degradação de equipamentos, visualização de poços e de situações de emergência. Além disso, contará com um aparelho especial que realiza testes de vibração e choque para simular as reais condições a que os equipamentos estão submetidos.

 

A construção deste centro na UFPE faz parte de uma estratégia da Companhia de investimentos em universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Já são mais de 100 instituições em todo o Brasil que, articuladas em redes temáticas e núcleos regionais, desenvolvem pesquisas em áreas de interesse da Petrobras. A inauguração contará com as presenças do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga, e do reitor da UFPE, Amaro Lins.

 

Características

 

No laboratório foram construídos uma sala de trabalho colaborativo, com capacidade de comunicação simultânea com até 10 locais diferentes, e um laboratório de realidade virtual com sistema imersivo 3D, que realiza testes virtuais de degradação de equipamentos, testes de procedimentos operacionais com foco em confiabilidade humana, visualização de poços e de situações de emergência; um cluster computacional de alto desempenho para dar suporte às atividades computacionais do CEERMA.

 

Neste mesmo prédio ainda será instalado um Shaker UDS 12000, aparelho que submete equipamentos a testes de vibração e choque para simular as reais condições operacionais a que eles ficarão submetidos e, desta forma, avaliar a sua integridade. Este será o maior shaker disponível na América Latina em termos de carga, aceleração e deslocamento.

 

Até o final de 2012 será construído outro prédio na UFPE para abrigar, ao lado do CEERMA, o Centro de Estudos e Testes de Confiabilidade (CETEC), também com recursos da Petrobras. Nele, serão construídos quatro poços de 12 metros de profundidade para realização de testes de confiabilidade de equipamentos e um poço de 120 metros de profundidade para testes de vazão.

 

Redes temáticas

 

Estes investimentos na UFPE estão no âmbito da Rede Temática de Monitoração, Controle e Automação de Poços, coordenada pela Petrobras. Além da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fazem parte desta rede as seguintes instituições: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Laboratório Nacional de Luz Sincroton (LNLS) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Serviço:

 

Evento: Inauguração do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA)
Dia: 06/08/2009 (quinta-feira)
Hora: 10 horas
Local: Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Endereço: Campus Universitário – Avenida Arquitetura S/N – CEERMA-CPG

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Na ROG.e, Firjan SENAI promove a 30ª edição do programa ...
20/09/26
ROG.e 2026
Primeira edição da Energy Run reúne mais de 1 mil partic...
20/09/26
BRANDED CONTENT
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
19/09/26
ROG.e 2026
Firjan SENAI SESI apresenta na ROG.e novas tecnologias d...
18/09/26
ROG.e 2026
Camorim investe R$ 250 milhões em 2026 para ampliar frot...
18/09/26
ROG.e 2026
Repsol Sinopec Brasil participa da ROG.e 2026 com agenda...
18/09/26
ROG.e 2026
PPSA inicia série de palestras na ROG.e com temas sobre ...
18/09/26
ROG.e 2026
ABESPetro promove fórum sobre cadeia de suprimentos de ó...
18/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
18/09/26
ROG.e 2026
Constellation leva à ROG.e 2026 liderança operacional, i...
18/09/26
ROG.e 2026
Avanços em Wahoo e eficiência operacional integram agend...
18/09/26
ROG.e 2026
Vallourec apresenta novas tecnologias para operações off...
18/09/26
Brasil
CoreMarine dá um passo decisivo para expandir sua presen...
18/09/26
ROG.e 2026
SLB celebra 80 anos no Brasil na ROG.e 2026 e destaca av...
17/09/26
ROG.e 2026
ANP participará de evento que reúne o setor de energia
17/09/26
ROG.e 2026
BRAVA Energia consolida presença na ROG.e 2026 com desta...
17/09/26
ROG.e 2026
IATI leva dez tecnologias desenvolvidas em Pernambuco à ...
17/09/26
ANP
Oferta Permanente: divulgadas as sequências das ofertas ...
17/09/26
Petroquímica
Braskem registra recorde histórico de produção de propen...
17/09/26
ROG.e 2026
Eficiência energética com redução de consumo de diesel é...
17/09/26
ROG.e 2026
M&O e Belga Marine apresentam soluções globais para ener...
17/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25