Gás natural

Petrobras eleva oferta para usinas e distribuidoras

Valor Econômico
21/09/2006 00:00
Visualizações: 461

O gasoduto Bolívia Brasil (Gasbol) atingiu, na terça-feira, sua capacidade máxima de transporte, de 31,5 milhões de metros cúbicos de gás, porque o preço da energia subiu no mercado atacadista, o que levou a Petrobras a oferecer mais gás para termelétricas (próprias e aquelas com contrato de gás), além de aumentar a disponibilidade de gás para as distribuidoras. O diretor da área de gás e energia da Petrobras, Ildo Sauer, explicou que o aumento do consumo de gás para térmicas se deveu ao aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCCE).

O PLD é utilizado para liquidar a energia transacionada entre os agentes e que não é contratada. Ele tem seus preços fixados com base no período de consumo e por região, em bases semanais. Esta semana, o preço da energia nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e na região Sul aumentou 8,9% em relação à semana passada no horário de maior consumo, passando de R$ 120,75 o megawatt/hora para R$ 131,59. Durante o período intermediário (carga média) o preço subiu 9,74% e à noite (carga leve) aumentou 6,7%. Houve aumento também no PLD das regiões Norte e Nordeste.

Segundo Sauer, a Petrobras disponibilizou cerca de 54,2 milhões de metros cúbicos de gás natural na terça-feira, incluindo o volume importado da Bolívia. Desse total, 34 milhões de metros cúbicos foram vendidos para as distribuidoras de gás com contratos (firme e interruptíveis) e 9 milhões metros cúbicos foram entregues para termoelétricas. Outros 6,8 milhões de metros cúbicos foram consumidos nas instalações da companhia e 3,4 milhões de metros cúbicos foram usados para produção de GLP.

"O novo PLB viabilizou o despacho das quatro térmicas da Petrobras em quantidades superiores à energia vendida pela estatal. Para substituir a térmica de Juiz de Fora também operamos a Ibiritermo e a Norte Fluminense e, além disso, foi mantida a usina de Arjona por decisão judicial", explicou o diretor.

O fato de o Gasbol ter atingido sua plena capacidade de transporte também foi citado pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, como prova de que não há ameaça para o sistema elétrico brasileiro. "O suprimento de gás está curto mas não é uma ameaça porque os reservatórios (de água) estão numa situação muito boa. Até 2009 só será necessário gerenciar a oferta e a demanda de gás."

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Combustíveis
ICL defende urgência para o PLP 73 e cobra ANP forte na ...
13/07/26
Compliance
IBP debaterá compliance diante dos impactos geopolíticos...
13/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda pressionando os preços no...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.