Águas Profundas

Petrobras faz descoberta de petróleo no Golfo do México

A Petrobras informou hoje a descoberta de petróleo, em reservatórios do Terciário Inferior, em águas profundas na região central do Golfo do México, nos Estados Unidos, pelo consórcio do qual participa a sua subsidiária Petrobras America, situada em Houston, Texas. A descoberta ocorreu no po

Agência Petrobras
02/09/2009 14:11
Petrobras faz descoberta de petróleo no Golfo do México Visualizações: 915

A Petrobras informou hoje a descoberta de petróleo, em reservatórios do Terciário Inferior, em águas profundas na região central do Golfo do México, nos Estados Unidos, pelo consórcio do qual participa a sua subsidiária Petrobras America, situada em Houston, Texas. A descoberta ocorreu no poço Tiber-1, situado a cerca de 400 quilômetros a sudeste de Houston, em profundidade de água de 1.260 metros, localizado no quadrante Keathley Canyon, Bloco KC 102. A Petrobras America detém 20% dos interesses no prospecto Tiber, tendo como parceiros a BP, operadora com 62% de participação, e a ConocoPhilips, com 18%. 

 

O poço Tiber-1 atingiu uma profundidade total de 10.685 metros, tornando-se o mais profundo poço já perfurado pela indústria de petróleo. Foram encontrados diversos reservatórios com petróleo no objetivo exploratório do Terciário Inferior. Preliminarmente, a avaliação exploratória deste resultado indica uma descoberta de petróleo de grande porte.

 

Desta forma, a Petrobras consolida sua posição em águas profundas e ultraprofundas do Golfo do México, na nova fronteira do Terciário Inferior, beneficiando-se de sua ampla experiência e domínio tecnológico desenvolvidos a partir das operações em águas profundas e ultraprofundas no Brasil.

 

A participação da Petrobras nesta descoberta está alinhada ao seu Plano Estratégico e representa um importante passo na consolidação de uma carteira de projetos de Exploração e Produção de qualidade em águas profundas no Golfo do México.

 

Atuação destacada da Petrobras em águas profundas do Golfo do México

 

A Petrobras é uma das empresas líderes na Exploração do Terciário Inferior, em águas profundas do Golfo do México. É a operadora dos campos de  Cascade (50%) e Chinook (66,7%), atualmente em desenvolvimento com início de produção programada para meados de 2010. Também possui participação nas descobertas de Saint Malo (25%) e Stones (25%), que também apresentam expressivas reservas de petróleo a serem desenvolvidas. Adicionalmente, a Petrobras detém importante carteira de projetos exploratórios, com objetivos tanto no Terciário Inferior quanto no Mioceno, que em breve serão testados. Este portfólio de alta qualidade garante uma base sólida para o crescimento da Exploração e Produção da Petrobras em águas profundas do Golfo do México.

 

Como operadora das descobertas nos campos de Cascade e Chinook, a Petrobras será a empresa pioneira na instalação de uma plataforma do tipo FPSO (sigla em inglês que significa unidade flutuante de produção, processamento, armazenamento e escoamento de petróleo) em águas ultraprofundas  do Golfo do México americano. Este projeto também será o primeiro a fazer uso de novas tecnologias, como a bóia turret desconectável - dispositivo que permitirá que o FPSO se desloque no caso de incidência de furacões -; o transporte de petróleo cru por meio de navios aliviadores; risers híbridos (linhas submarinas de escoamento); além de bombeio elétrico.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.