Gás natural

Petrobras firma acordo de fornecimento de gás natural para USC

O Povo - CE
27/09/2005 00:00
Visualizações: 547

O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, na presença do governador Lúcio Alcântara, firmará hoje no Complexo Portuário do Pecém um acordo assegurando o fornecimento do gás natural (1,8 milhão de metros cúbicos/dia) para a Usina Siderúgica do Ceará (USC). A informação é do deputado federal José Pimentel (PT-CE) e foi confirmada pelo procurador-geral do Estado, Wagner Barreira.
As obras da USC devem começar ainda este ano, sendo que já estavam certos o abastecimento de água bruta, água tratada e energia elétrica, faltando apenas a garantia do fornecimento de gás natural. A usina possuía um pré-contrado com a Petrobras, sendo que agora é oficial.
No programa de Gabrielli consta o fechamento do acordo e o anúncio do empreendimento, que vem sendo articulado pelo Governo cearense desde a segunda gestão Tasso Jereissati. A futura siderúrgica nasce de um consórcio formado pela Dong Kuk, da Coréia, Danielli, da Itália, e a brasileira Vale do Rio Doce, com investimento superior a US$ 750 milhões, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também Banco do Nordeste.
O deputado federal José Pimentel, membro da cúpula do PT nacional e integrante do grupo duro do governo Lula, em Brasília, afastou, de imediato, a tese de que a siderúrgica está saindo como compensação para o Ceará, que extra-oficialmente perdeu a refinaria de petróleo para Pernambuco. ``Isso não existe. Houve uma decisão da parte do Governo Federal, com respaldo do sócio, a PDVSA, da Venezuela.``
Pimentel explica que, em 1999, o Ceará chegou a contar com o projeto da siderúrgica já elaborado, mas na época não houve a formação da engenharia financeira necessária para tocá-lo. Além disso, havia o impasse quanto à liberaçao do gás natural, o que está sendo possível em razão da ampliação do
gasoduto Guamaré-Fortaleza, com extensão até o Complexo Portuário do Pecém.
Ontem, no Rio de Janeiro, na sede da Petrobras, os secretários José Maria Mendes (da Fazenda), Régis Dias ( do Desenvolvimento Econômico) e Wagner Barreira, procurador-geral, buscaram fechar os detalhes burocráticos a respeito do acordo a ser firmado entre a Petrobras, o Governo do Estado e o consórcio de investidores. O aspecto básico diz respeito ao fornecimento do gás natural.
``Nós estamos confiantes de que a gente feche os detalhes``, afirmava, antes do embarque, o secretário Régis Dias, evitando maiores detalhes. Já o procurador-geral Wagner Barreira anunciava de imediato a vinda do presidente da Petrobras, enquanto José Maria Mendes desabafava: ``Ainda bem que essa negociação está chegando ao fim.`` Só neste ano, foram várias rodadas de conversações em torno do repasse do gás para a futura siderúrgica.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
ANP fará consulta e audiência públicas sobre credenciame...
09/10/26
Combustível
ANP retoma restrição à venda de biodiesel entre distribu...
09/10/26
Logística
Corredor Verde inicia operação e cria eixo de biometano ...
08/10/26
Pessoas
CEO da Necta assume presidência do Conselho do CIBiogás ...
08/10/26
Oferta Permanente
PPSA passa a gerir 36 contratos de partilha após resulta...
08/10/26
Resultado
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 6º Ciclo tem maior...
08/10/26
Leilão da ANP
Firjan destaca os resultados positivos do leilão de Part...
07/10/26
Bacia de Campos
PRIO vence leilão de Oferta Permanente de Partilha da Pr...
07/10/26
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
07/10/26
ANP
4º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da ANP tem set...
07/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
07/10/26
Biometano
ABiogás alerta sobre risco de perda de lastro para emiss...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
Gás Natural
ANP divulga relatório da consulta pública sobre Programa...
05/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
IBP
RELIVRE parabeniza acordo que destrava o mercado livre d...
03/10/26
Gás Natural
Firjan celebra acordo para efetivar abertura do mercado ...
03/10/26
Gás Natural
Naturgy, Agenersa e Governo do Estado assinam acordo sob...
02/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
02/10/26
Biometano
Corredor Verde com 100 caminhões a biometano e pontos de...
02/10/26
Gasodutos
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
02/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25