GNL

Petrobras instalará navios no Pecém

O Povo (CE)
26/06/2006 00:00
Visualizações: 1585

O terminal de regaseificação que a Petrobras instalará no Porto do Pecém receberá Gás Natural Liquefeito (GNL) de navios e farão a regaseificação, injetando em seguida o insumo na rede de dutos

A Petrobras optou pela instalação de navios fixos de estocagem e regaseificação (FSRU, do inglês floating storage and regasification unit) na construção dos terminais de regaseificação do Ceará, no Porto do Pecém, e do Rio de Janeiro, previstos para setembro de 2008. Estas unidades receberão o Gás Natural Liquefeito (GNL) de navios supridores e farão a regaseificação, injetando em seguida o insumo na rede de dutos.

O presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), José Rego Filho, disse que essa é a concepção do projeto que está na fase de negociação que diz respeito à contratação dos navios e do gás. O terminal do Ceará irá abastecer a Região Nordeste com o processamento de sete milhões de metros cúbicos por dia.

O critério escolhido para determinar o tipo de infra-estrutura foi o tempo. O gerente comercial da Transpetro, Clovis Garzia, informou à imprensa de São Paulo, que a construção de um terminal convencional em terra demoraria de cinco a sete anos para iniciar operação comercial. E que hoje no mundo existem apenas três empresas capazes de implantar um projeto desse porte e todas estão contratadas no momento.

Para cumprir o prazo, a Petrobras não encomendará a construção dos navios. A idéia da estatal é contratar um estaleiro para adaptar um navio antigo - de 20 a 25 anos de existência - para estocar e regaseificar o GNL, o que levaria 20 meses para ser concluído. A construção de um novo demoraria, no mínimo, três anos.

José Rego diz que a opção pela regaseificação ao invés da construção do gasoduto Gasfor II (uma duplicação paralela ao Guamaré-Pecém), um aporte de US$ 1 bilhão, foi motivada pelo volume que a empresa quer garantir, o investimento e tempo de execução menores. Destaca que o terminal de regaseificação vai assegurar o abastecimento das duas usinas termoelétricas do Pecém (Termoceará e Central Geradora Termoelétrica Fortaleza - Endesa Fortaleza), do projeto da usina siderúrgica do Ceará (Ceara Steel), além de reforçar o contrato comercial com a Cegás de 500 mil metros/dia.

O aspecto da flexibilidade foi outro ponto citado por Garzia para justificar a escolha pelo FSRU. "A construção de um terminal convencional demanda volumosos investimentos, que precisam ser remunerados. Como o mercado brasileiro de gás ainda é recente, a descoberta de um novo campo de gás poderia inviabilizar os terminais", explicou Garzia ao jornal DCI São Paulo. A estatal negocia para que o prazo de contratação do navio seja de 10 anos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
ABESPetro promove fórum sobre cadeia de suprimentos de ó...
18/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
18/09/26
ROG.e 2026
Constellation leva à ROG.e 2026 liderança operacional, i...
18/09/26
ROG.e 2026
Avanços em Wahoo e eficiência operacional integram agend...
18/09/26
ROG.e 2026
Vallourec apresenta novas tecnologias para operações off...
18/09/26
Brasil
CoreMarine dá um passo decisivo para expandir sua presen...
18/09/26
ROG.e 2026
SLB celebra 80 anos no Brasil na ROG.e 2026 e destaca av...
17/09/26
ROG.e 2026
ANP participará de evento que reúne o setor de energia
17/09/26
ROG.e 2026
BRAVA Energia consolida presença na ROG.e 2026 com desta...
17/09/26
ROG.e 2026
IATI leva dez tecnologias desenvolvidas em Pernambuco à ...
17/09/26
ANP
Oferta Permanente: divulgadas as sequências das ofertas ...
17/09/26
Petroquímica
Braskem registra recorde histórico de produção de propen...
17/09/26
ROG.e 2026
Eficiência energética com redução de consumo de diesel é...
17/09/26
ROG.e 2026
M&O e Belga Marine apresentam soluções globais para ener...
17/09/26
ROG.e 2026
IBP e OPITO promovem experiência imersiva e gamificada p...
17/09/26
ROG.e 2026
Amapá leva estratégia de atração de investimentos para a...
17/09/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas dos Campos de B...
16/09/26
ROG.e 2026
ICONIC reforça atuação na cadeia de óleo, gás e energia ...
16/09/26
Mato Grosso do Sul
Bio Energy Summit colocou bioenergia de MS no centro dos...
16/09/26
Internacional
Petrobras assina contrato de longo prazo para compra e v...
16/09/26
ROG.e 2026
Tenaris promove painéis sobre formação técnica e soluçõe...
16/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25