Ampliação

Petrobras quer participar do mercado interno de produção de etanol

A Petrobras vai entrar no mercado nacional de produção de etanol. A meta é conquistar 20% do mercado nos próximos anos, disse ontem (4) o presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardeck, em entrevista à imprensa na sede da empresa.

Agência Brasil
05/03/2009 09:30
Visualizações: 503

A Petrobras vai entrar no mercado nacional de produção de etanol. A meta é conquistar 20% do mercado nos próximos anos, disse hoje (4) o presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardeck, em entrevista à imprensa na sede da empresa. Ele também anunciou que a subsidiária da Petrobras foi contemplada no Plano de Negócios 2009-2013 da empresa, com investimentos de US$ 2,4 bilhões.

 

“A nossa intenção é aproveitar o crescimento do mercado interno de etanol e captar pelo menos 20% desta expansão. Isto se dará via associação para a construção de novas usinas, sem entrar em conflito com o mercado já estabelecido. Nosso objetivo não é estatizar o setor de etanol”, afirmou Kardec.

 

O presidente da Petrobras Biocombustível disse que a disposição da empresa é brigar com o mercado de etanol já existente, até porque, segundo ele, a perspectiva é de que a demanda por álcool venha a crescer ainda mais, o que permitiria à estatal comercializar parte da produção no mercado interno – sem voltar as costas para a exportação do produto, principalmente para o mercado asiático.

 

A expectativa da empresa é chegar a 2013 exportando 1,9 bilhão de litros e comercializando outros 1,8 bilhão de litros no mercado interno. Kardec disse ainda que a meta é fechar parcerias com empresas privadas, em que a participação da estatal seja preponderante e não majoritária.

 

“Nossa intenção é de que a nossa participação não seja tão insignificante como a que chegamos a ter no setor petroquímico (em torno de 5%), mas que também não tenhamos participação majoritária. O ideal é que tenhamos nos empreendimentos participação entre 20% a 40%”, disse.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Economia
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta ...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Presença feminina cresce em cargos de liderança no setor...
06/03/26
Acordo
Firjan considera avanço significativo a aprovação do Aco...
06/03/26
Espírito Santo
Private Engenharia e Soluções debate segurança operacion...
06/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.